Browsing by Author "Mendes, Armando B."
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- An Algorithm to Discover the k-Clique Cover in Networks.Publication . Cavique, Luís; Mendes, Armando B.; Santos, Jorge M. A.In social network analysis, a k-clique is a relaxed clique, i.e., a kclique is a quasi-complete sub-graph. A k-clique in a graph is a sub-graph where the distance between any two vertices is no greater than k. The visualization of a small number of vertices can be easily performed in a graph. However, when the number of vertices and edges increases the visualization becomes incomprehensible. In this paper, we propose a new graph mining approach based on k-cliques. The concept of relaxed clique is extended to the whole graph, to achieve a general view, by covering the network with k-cliques. The sequence of k-clique covers is presented, combining small world concepts with community structure components. Computational results and examples are presented.
- Um algoritmo para encontrar a cobertura por k-cliques em redes sociaisPublication . Mendes, Armando B.; Cavique, Luís; Santos, Jorge M. A.Na análise de redes sociais, uma k-clique é a relaxação de uma clique, i.e., uma k-clique é um quase sub-grafo completo. Um k-clique num grafo é um sub-grafo onde a distancia entre quaisquer par de vértices não é maior que k. A visualização de um pequeno número de vértices é fácil de obter. Contudo, quando o número de vértices aumenta a visualização torna-se incompreensível. Nesta comunicação, propomos uma nova abordagem na extracção de conhecimento em grafos, utilizando k-cliques. O conceito que clique relaxado é estendido para todo o grafo, de forma a ter uma visão geral, ao cobrir a rede com k-cliques. Sequências de coberturas de k-cliques são apresentadas combinando o conceito dos "pequenos mundos" com estruturas com coesão. Resultados computacionais e exemplos são apresentados.
- Análise de dados: do exercício da cidadania à sociedade do conhecimento.Publication . Mendes, Armando B.; Silva, Osvaldo; Nicolau, Fernando C."[…]. As metodologias estatísticas e de análise de dados apoiadas em aplicações informáticas, como os pacotes estatísticos e as aplicações de pesquisa de informação e conhecimento (data mining ), tornam possível a análise das situações cada vez mais complexas com que nos deparamos nas organizações. Por outro lado, existe um volume crescente de dados e informação que necessita de ser devidamente trabalhado, de forma a ser possível extrair o conhecimento, conduzindo ao objectivo de acrescentar valor ao serviço ou produto comercializado. […]".
- Análise de variância e teste t de student na variação espaço-temporal e morfométrica de uma praga agrícola.Publication . Mendes, Sandra L.; Vieira, Virgílio; Mendes, Armando B.; Oliveira, LuísaA Pseudaletia unipuncta, vulgarmente conhecida como "lagarta das pastagens", é considerada a mais importante praga nos Açores, sendo causadora de danos estimados anualmente em cerca de 8% da produção vegetal. Neste trabalho estuda-se a variação sazonal (3 estações do ano) e espacial (3 altitudes) de caracteres morfológicos de insectos adultos (borboleta nocturna), capturados nas ilhas Açoreanas de Santa Maria, São Miguel e Faial, durante os anos de 1997 e 1998, no total de 1100 indivíduos. Foram efectuadas medições em quatro elementos corporais: asas anteriores, asas posteriores, pata posterior direita e genitália. Os indivíduos foram agrupados em subpopulações segundo o sexo, a ilha, o ano de captura, a estação do ano e a altitude. A influência destes caracteres nas medições efectuadas foi avaliada utilizando testes ANOVA corrigidos pela técnica sequencial de Bonferroni. Verifica-se que não existem diferenças significativas ao nível dos caracteres morfométricos medidos nas 44 subpopulações. No entanto, numa análise de componentes principais evidencia-se a população de Santa Maria com valores médios inferiores aos das outras duas populações Estes resultados foram posteriormente comparados com árvores de classificação efectuados pelo método CHAID. Estuda-se ainda a (as)simetria das asas da borboleta utilizando o teste t de student emparelhado. Verifica-se existirem dois casos de assimetria para as subpopulações estudadas: um em Santa Maria no Verão de 1998 (numa das nervuras da asa anterior) e outro no Faial no ano de 1997 a média altitude (em relação ao comprimento máximo da asa anterior), sendo provavelmente um indicador da instabilidade do meio ambiente.
- Analogue based forecasting and food store location.Publication . Mendes, Armando B.; Cardoso, Margarida G.M.S.; Oliveira, Rui CarvalhoBecause convenience is so important to today’s consumers, a retail store can prosper or fail solely based on its location. Recently, a changing retail environment is augmenting the location importance as retail economic groups develop multi outlet chains of small stores. Small stores as proximity outlets are especially dependent on location as their attraction power is limited and many sales come from pedestrians. In this presentation a methodology for the evaluation of alternative locations for new outlets from a recent food chain of small stores is described. The proposed approach defines macro chain expansion regions by analyzing demographic and competition variables in a Geographical Information Systems environment. After that, the potential micro locations in the region (the consideration set coming from real state data bases) are selected using na analogue based forecasting method. As a first step in the micro location analysis clustering and classification techniques are used to define types of existing outlets. Although a lot of data is available (including results from two inquiries, existing data bases on competition, demography, and a mystery shopping program) there are only a small number of stores, which makes clustering validation very difficult. Thus, several different techniques of external and internal validation with the explicit or implicit use of knowledge of specialists are used in order to validate the obtained clusters. The small clusters of 3 to 6 outlets defined by the latter method are used as analogue groups for forecasting sales in new locations. New locations are classified in one of the analogue groups and the next year forecasted average sales are used as criterion for location selection. The classification rules are derived from classification trees. Some of the rules are believed to be very general helping to support better location decisions.
- Animal Grazing System EfficiencyPublication . Silva, Emiliana; Santos, Carlos; Mendes, Armando B.This chapter proposes to estimate the technical efficiency in agricultural grazing systemsgrazing systems (dairy, beef and mixed) in Azores, in the year 2002. This research used 184 agricultural farms of FADN – Farm Accountancy Data Network. DEA, a non-parametric methodology, was used to estimate efficiency by means of DEAP software. The results have shown that the average technical efficiency in the dairy grazing system was 63.2% (CRS) and was higher (71.4%) in VRS, and the scale efficiency was about 89.2%. In beef grazing system, the average technical efficiency (CRS) was 69.4%; VRS and the scale efficiency were 82.9 and 84.2%, espectively. In the mixed grazing system, the average technical efficiency (CRS) was 89%, the VRS was higher (99.24%) and the scale efficiency was 89.8%. The mixed system is the most efficient, and about half (46.7%) of the farms were efficient. In the dairy grazing system and in the beef systems, only 9.8 and 11.1% were efficient farms. The efficiency is generally higher in mixed systems than in dairy and beef systems.
- Apoiar decisões complexas.Publication . Mendes, Armando B."[…]. A discussão sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa chama a atenção para uma área do apoio à decisão com distintos investigadores nacionais: a análise de decisão multicritério. Nesta metodologia, começa-se por definir um grupo de alternativas admissíveis (i.e., passíveis de serem colocadas em prática) e mutuamente exclusivas, de modo a apenas ser possível escolher uma e só uma delas, conhecidas por alternativas de decisão. Assim, decidir é escolher a melhor de entre o conjunto de alternativas de decisão pré-definido. A definição do conjunto de alternativas de decisão pode ser um processo complexo e demorado. […]".
- Apoio à decisão na localização de lojas de retalho.Publication . Mendes, Armando B.; Oliveira, Rui Carvalho; Cardoso, Margarida G.M.S.Uma das decisões mais importantes que um retalhista pode tomar é onde localizar uma nova loja. Porque a conveniência e proximidade são tão importantes para o consumidor, uma loja pode falhar apenas por ter sido escolhida uma localização errada. Num sector de retalho alimentar em constante mudança, com o aumento da competição e as restrições governamentais relativamente à abertura de grandes espaços comerciais, os grupos económicos estão a dedicar mais atenção às cadeias de lojas de menor dimensão. Estas lojas, como lojas de proximidade, são especialmente dependentes da localização, uma vez que o seu poder de atracção é limitado e uma grande parte das vendas provém de clientes que se deslocam a pé. O problema da localização é complexo por ser necessário considerar inúmeras variáveis na avaliação de localizações de lojas. Ainda que a importância da localização seja clara para todos, tentar perceber todos os aspectos do desempenho de lojas, potenciais localizações e comportamentos do consumidor obriga à recolha de enormes quantidades de informação de vários tipos como geográfica, demográfica, socioeconómica e referente a dinâmicas de competição. Neste trabalho descreve-se um projecto de apoio à decisão na localização de lojas de retalho alimentar de pequena a média dimensão que envolveu a recolha de dados durante dois anos aproximadamente. Montou-se um programa de mystery shopping onde foram avaliados vários aspectos relacionados com a localização, serviço e gestão da loja, tendo sido estendido a algumas lojas da competição nas proximidades. Foram igualmente realizados dois inquéritos aos clientes das lojas existentes. Estes inquéritos permitiram a caracterização do cliente, caracterização da relação cliente - loja (motivação, meios de deslocação à loja, escolhas e preferências) e ainda a identificação da concorrência. Em trabalhos anteriores apresentou-se já uma segmentação de clientes baseada nas respostas aos inquéritos com base em modelos de segmentos latentes de que resultaram dois tipos de clientes que foram caracterizados como Clientes Preferenciais e Clientes Eventuais. Utilizou-se ainda um grande número de variáveis quantitativas resultantes da base geográfica nacional do INE com informação demográfica do censo de 2001 e operacionalizada segundo um Sistemas de Informação Geográfico. Em conjunto com uma base de dados com a localização de mais de 600 lojas de retalho alimentar em Portugal, essas variáveis permitiram a avaliação de áreas de influência e a caracterização da concorrência. No decorrer do presente trabalho definiu-se ainda o problema a apoiar e os níveis de decisão envolvidos. Efectuou-se uma pesquisa bibliográfica sobre modelos e métodos utilizados em problemas semelhantes, tendo-se optado por métodos de analogia com análise discriminante. Assim, utilizaram-se os dados recolhidos para definir uma tipologia para as lojas existentes. Posteriormente utilizaram-se modelos discriminantes lógicos para deduzir regras de decisão que permitem classificar as localizações a avaliar numa das tipologias definidas. Por fim, após a validação dos modelos, programou-se o software APAV segundo uma filosofia loosely coupled sendo parte integrante de um conjunto de três componentes. Este sistema foi já utilizado para efectuar previsões para três novas lojas recentemente abertas ao público e que ainda não têm um ano de vendas. Se se comparar as previsões pelo modelo APAV com a extrapolação das vendas tendo em conta os meses disponíveis, obtêm-se erros de previsão relativos na ordem dos 10% para duas das lojas e apenas 1% na outra. Os modelos discriminantes utilizados podem igualmente ter uma leitura normativa, permitindo deduzir regras para encontrar boas localizações. Assim, analisam-se as regras de decisão deduzidas para as tipologias mais bem sucedidas de modo a obter normas desejáveis para novas localizações e as menos bem sucedidas para características indesejáveis.
- An Approach to Variable Aggregation in Efficiency AnalysisPublication . Noncheva, Veska; Mendes, Armando B.; Silva, EmilianaIn the nonparametric framework of Data Envelopment Analysis the statistical properties of its estimators have been investigated and only asymptotic results are available. For DEA estimators results of practical use have been proved only for the case of one input and one output. However, in the real world problems the production process is usually well described by many variables. In this paper a machine learning approach to variable aggregation based on Canonical Correlation Analysis is presented. This approach is applied for efficiency estimation of all the farms in Terceira Island of the Azorean archipelago.
- Avaliação da ingestão alimentar de vitamina D de adolescentes açorianos.Publication . Eleutério, Maria J.; Carvalho, Rita; Sousa, Isabel; César, Rui; Mendes, Armando B.