Browsing by Author "Melo, Ana Maria Miranda"
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- O desenvolvimento das expressões na escola : olhares de educadores e professores do 1.º CEBPublication . Melo, Ana Maria Miranda; Condessa, IsabelO presente Relatório de Estágio assume-se como um documento que visa descrever as práticas desenvolvidas no estágio, em contexto Pré-Escolar e em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, este refere as características em que os mesmos foram desenvolvidos, com a particularidade de serem guiados por um mesmo fio condutor, a abordagem à área das Expressões, transversal aos dois níveis de ensino, a fim de compararmos as divergências e semelhanças entre ambos. A escolha desta área atendeu ao facto de considerarmo-la uma área com potencial para o desenvolvimento e aprendizagens da criança, como também uma área esquecida e/ou posta de parte pelos profissionais de educação. Neste sentido, e enquanto futuros educadores e professores, desenvolvemos este Relatório de Estágio tendo por base a dicotomia potencialidades vs dificuldades, isto é, por um lado averiguar o potencial didático e pedagógico da área das Expressões, como também aferir o porquê de elas terem um lugar secundário. Como tal, recolhemos informações junto de Educadoras de Infância e Professoras do 1.º Ciclo, através da entrevista, relativas à implementação da área das Expressões, isto é, as suas potencialidades, dificuldades, características de desenvolvimento (como meio ou como fim), frequência, preferência pessoal, preferências das crianças, entre outros. Além disso, contámos com dados referentes à nossa prática, de forma a verificarmos se a implementação das Expressões tem as mesmas características quando desenvolvidas por estagiários, no nosso caso, ou por profissionais já com experiência. Consequentemente, recolhemos dados junto das crianças, de forma a confirmar as potencialidades destas áreas. Deste modo, pudemos averiguar que, realmente, as Expressões são áreas ricas pelo seu potencial, no entanto, e tal como prevíamos, apresentam dificuldades na sua implementação, alusivas à escola, à criança e ao próprio professor. Como tal, fazemos referência a dois possíveis desafios que podem vir a melhorar a qualidade de ensino das Expressões, sendo eles melhorar a formação contínua e (re)pensar a coadjuvação e cooperação entre professores. Temos a salientar, também, que todo este processo permitiu-nos perceber a realidade escolar para a qual pretendemos caminhar, rica em momentos de interações e aprendizagens. De uma forma geral, este Relatório de Estágio procura descrever, analisar e refletir situações de aprendizagem, com particular interesse no desenvolvimento da área das Expressões, espelhando experiências primordiais para esta nossa fase de crescimento académico, pessoal e profissional.
- Olhares de Educadores e Professores sobre o Ensino das Expressões na Educação Infantil e 1.º Ciclo do Ensino Básico : Estudo de Caso numa escola de estágioPublication . Condessa, Isabel; Melo, Ana Maria MirandaA escolha da área das Expressões como temática a aprofundar teve origem no nosso percurso escolar, académico e não só, onde constatamos sempre duas realidades distintas. Por um lado, e referente ao contexto educacional Pré-Escolar, deparamo-nos com o seu uso significativo. Por outro lado, e relativamente ao contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), verificamos uma quase exclusão ou abolição destas áreas, onde eram, maioritariamente, desenvolvidas nas épocas festivas ou como momentos para ocupar o tempo das crianças. Como tal, tornou-se pertinente averiguarmos a forma como está previsto o desenvolvimento das Expressões na Lei das Bases do Sistema Educativo e confrontar essa intenção teórica com a realidade da prática na escola em que realizamos o(s) nosso(s) estágio(s): tentando conhecer como os Educadores de Infância (EI) e os Professores do 1.º Ciclo (Pf 1.ºC), da escola do nosso estágio pedagógico, percecionavam as potencialidades e limitações do ensino das expressões na escola. Sendo assim, contamos com a colaboração de 3 EI e 3 Pf. 1.º C., cooperantes na formação de professores. Recorremos à entrevista semi dirigida, para recolher as suas perspetivas e a partir da análise de conteúdo dos seus depoimentos, transcrevendo os excertos mais relevantes, pudemos averiguar que as Expressões são consideradas áreas ricas pelo seu potencial, no entanto, apresentam dificuldades na sua implementação, alusivas à escola, ao currículo, à criança e ao próprio professor. Por fim, propusemos dois possíveis desafios que podem vir a melhorar a qualidade de ensino das Expressões, sendo eles melhorar a formação contínua e (re)pensar a coadjuvação e cooperação entre professores generalistas e especialistas na escola.