Browsing by Author "Medeiros, Sara de Lurdes Santos"
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- A educação básica como promotora do desenvolvimento do raciocínioPublication . Medeiros, Sara de Lurdes Santos; Serpa, Margarida DamiãoO presente relatório configura-se como um espaço de reflexão sobre as práticas planeadas e desenvolvidas ao longo do estágio, tanto na componente do pré-escolar como do 1.º ciclo. Sendo um momento de reflexão, cabe-nos demonstrar uma postura crítica face ao trabalho realizado e aos resultados obtidos. No entanto, neste resumo, salientaremos resultados sobretudo da análise sistemática das fundamentações das planificações efetuadas e do tema de aprofundamento que decidimos privilegiar. Em relação ao primeiro aspeto, de forma a perceber quais os elementos do currículo que figuram com maior incidência nas nossas planificações, procedemos a uma análise de conteúdo da fundamentação das mesmas, verificando-se que se dá maior ênfase às metas/competências/objetivos, ao reconhecimento teórico da relevância da estratégia/atividade e aos recursos utilizados, ou seja, aos objetivos e aos meios utilizados para facilitar a sua consecução. Quanto ao outro aspeto, aprofundámos a promoção do desenvolvimento do raciocínio, uma vez que o progressivo desenvolvimento que está a atravessar o mundo em que vivemos acarreta a pertinência de se apostar na promoção desta capacidade, como forma de auxiliar os alunos a se adaptarem às novas situações e a encontrarem as respostas mais adequadas para os problemas com que se deparam diariamente. Assim, tentámos perceber que estratégias podem ser desenvolvidas com o intuito de promover o desenvolvimento do raciocínio e analisamos alguns exemplos das atividades/estratégias que foram incrementadas com este propósito. A recolha dos dados centrou-se em instrumentos de observação e em trabalhos, realizados pelos alunos, que foram posteriormente objeto de análise de conteúdo. Esta análise incidiu nos processos de resolução desenvolvidos pelos alunos e não apenas na correção, ou não, das suas respostas, permitindo conhecer melhor as possíveis relações entre as estratégias usadas e as respostas dadas às tarefas propostas. Os resultados mostraram que é preciso criar oportunidades para promover o desenvolvimento do raciocínio e que as tarefas com carácter mais desafiante, sem uma resposta, aparentemente, direta, e que requerem a mobilização e o estabelecimento de relações entre os conhecimentos são as que mais propiciam o seu desenvolvimento. Além disso, é preciso apostar na explicitação escrita do raciocínio, levando os alunos a escrever e a justificar as estratégias e os processos utilizados e não se limitando apenas a dar uma resposta ou a efetuar cálculos.