Browsing by Author "Medeiros, Raquel Mestre Reis"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A criança e as expressões : uma reflexão em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Medeiros, Raquel Mestre Reis; Fialho, Adolfo Fernando da FonteO presente relatório surge no âmbito da 1.ª Edição do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como propósito principal analisar e refletir em torno do trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II. Deste modo, organizámos uma síntese contextualizada de todo o trabalho desenvolvido no decorrer das nossas práticas. Pretendemos apresentar o panorama geral do processo de aprendizagem vivenciado, com especial destaque para a temática deste relatório: de que forma as Expressões poderão ser uma área privilegiada para o desenvolvimento das crianças, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico? Com este trabalho desejamos compreender o verdadeiro lugar ocupado pelas Expressões no cenário educativo, convictos da sua importância ao serviço do desenvolvimento integral das crianças. Certos de que estas áreas não são esvaziadas de conteúdo, procurámos (re) colocá-las no centro das nossas práticas, atribuindo-lhes o merecido realce e criando condições favoráveis à sua efetiva exploração na nossa ação educativa. Para melhor compreender a temática que escolhemos, as experiências de aprendizagem desenvolvidas e a revisão bibliográfica, procurámos encaminhar o nosso percurso metodológico numa lógica de investigação-ação. Concretizámos, a execução de uma análise documental efetuada a partir de uma recolha de dados qualitativos e tentámos aplicar essas estratégias durante o estágio. Aplicámos ainda questionários aos alunos, recolhendo as apreciações dos mesmos, de diversas formas, e realizámos entrevistas aos educadores/professores que, aquando do seu estágio, também escolheram privilegiar a área das Expressões. Com isto, foi possível entender as capacidades/potencialidades pedagógico-didáticas das Expressões. Conseguimos perceber a motivação e o sucesso dos alunos no contexto do estudo das mesmas e, ainda, compreender com que frequência são elas utilizadas como área primordial no dia a dia escolar das crianças e dos educadores/professores. De acordo com o nosso estudo, verificámos que a escolha das Expressões, como área foco, se assume como uma mais-valia na aprendizagem das crianças, pelo que entendemos ser urgente contrariar os naturais constrangimentos que se colocam aos educadores e professores dos nossos dias e criar condições favoráveis à sua efetiva exploração na escola.
