Browsing by Author "Matos, Diana de Lurdes Brasil"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Educar para a Cidadania através do Estudo do Meio realidade ou mito? : uma experiência no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Matos, Diana de Lurdes Brasil; Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroO presente relatório de estágio descreve, analisa e reflete todo o trabalho desenvolvido no decorrer das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, inseridas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Este relatório intitula-se Educar para a Cidadania através do Estudo do Meio, realidade ou mito? - Uma experiência no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico e debruça-se sobre o desenvolvimento do trabalho integrado das áreas do Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio e da Cidadania. A grande finalidade deste trabalho consistiu na (re)criação de um ambiente potencializador de aprendizagens no âmbito do Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio e da Educação para a Cidadania, usufruindo do carácter transversal e integrador que ambas as áreas possuem. Deste modo, procurou-se promover uma vivência de cidadania ativa, desenvolvendo e formando as crianças/alunos enquanto cidadãos conscientes, autónomos e ativos, sempre em articulação com os seus conhecimentos, vivências e experiências adquiridas através da descoberta do meio envolvente. Atendendo a estes propósitos, este Relatório de Estágio apresenta um enquadramento teórico que analisa, discute e reflete os conceitos de Educação, Cidadania, Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio, a sua evolução histórica e a suas implicações curriculares, problematizando a dimensão integrada destas duas áreas curriculares. Assim como é composto por um conjunto de capítulos, nos quais se procede à descrição e à análise reflexiva sobre a práxis da Educação para a Cidadania e o Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tanto na ótica dos educadores/professores e das crianças que integram os contextos onde efetuamos os estágios, como sob o nosso olhar meta reflexivo sobre a nossa intervenção pedagógica nestes contextos e domínios. Neste Relatório de Estágio, conclui-se o quão benéfico é articular, de forma integrada, as áreas de Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio com a Educação para a Cidadania, reconhecendo-se a importância do desenvolvimento de conhecimentos e competências para a construção de uma consciência moral autónoma, intensificadora da proatividade das crianças/alunos enquanto cidadãos.