Browsing by Author "Martins, Joana Margarida Macedo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Explorar o ensino das expressões nas práticas educativas em educação básica : uma abordagem em contexto do estágio pedagógicoPublication . Martins, Joana Margarida Macedo; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio reporta-se às práticas desenvolvidas no estágio no âmbito da Prática Educativa Supervisionada I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento representa, pois, o culminar do trabalho realizado ao longo dos dois momentos de estágio (em contexto do Pré-Escolar e em contexto do 1.º Ciclo) e procura descrever e refletir o processo de ensino-aprendizagem subjacente às intervenções desenvolvidas. Ao longo deste trabalho, expressam-se questões relacionadas com a teoria e a prática curricular, nas quais se analisa e se reflete sobre as práticas pedagógicas e as opções tomadas, principalmente, no que diz respeito às áreas das Expressões, mobilizando dados das práticas de ensino e das situações educativas com a literatura da especialidade. A escolha desta temática deveu-se ao facto de as áreas das Expressões serem verdadeiramente potenciadoras de oportunidades de a criança se expressar e comunicar através de várias formas/meios. Acrescenta-se, ainda, que se decidiu enveredar pelo aprofundamento dessa temática, uma vez que esta se revela uma área plenamente integradora em termos curriculares, dado que é possível interligar as Expressões, articulando-as com vários conteúdos e domínios e, deste modo, potenciando experiências de ensino-aprendizagem completas com vista ao desenvolvimento integral da criança. Neste sentido, contámos com testemunhos de educadores e professores sobre o ensino das Expressões, na escola atual. Infelizmente, estas áreas continuam a ser deixadas para “segundo plano”, pelos profissionais de educação, principalmente, os professores do 1.º Ciclo. Deste modo, averiguámos a importância que os docentes ministram a estas áreas, através de entrevistas. Além disso, foi, também, nosso intento perceber a importância das Expressões, enquanto meio para a criança se expressar e comunicar com o outro, e compreender as influências do espaço no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento das situações educativas. De uma maneira geral, o presente trabalho procura descrever, analisar e refletir as opções tomadas no processo de ensino-aprendizagem, com principal incidência no desenvolvimento das áreas das Expressões, refletindo as experiências enriquecedoras, tanto a nível pessoal como académico, vivenciadas pela estagiária.