Browsing by Author "Maia, Pedro Almeida"
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- Brincando às profissões : intervenção em desenvolvimento vocacional no 1.º cicloPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Maia, Pedro Almeida; Moreira, Joana; Santos, EdmundoOs estudos no âmbito do desenvolvimento vocacional na infância afiguram-se escassos (Araújo, 2009), nomeadamente em Portugal. A ausência de um espaço-tempo na escola e no currículo prefigura uma clara falta de intenção educativa neste domínio (Baptista & Costa, 2004). Porém, é neste período que, de acordo com alguns autores (Super, 1990; Faria & Macedo, 2004; Peixoto, 2003) os autoconceitos se desenvolvem, através de processos de identificação, e é também na infância que a fantasia e a imaginação cumprem um importante papel para esta vertente do desenvolvimento. Foi nesse enquadramento que, no âmbito do programa de estudos em Psicologia, se decidiu ensaiar, com supervisão tutorial, um conjunto de atividades destinadas a crianças do 1.º ciclo do ensino básico, com o objetivo de contribuir para o seu desenvolvimento vocacional. As atividades decorreram ao longo de quatro sessões de 90 minutos, num registo de adição ao currículo escolar, e procuraram promover o conhecimento de si através da ludicidade, otimizando as possibilidades geradas pela inventiva e curiosidade infantil. A intervenção foi pré-experimental, pois existiu um grupo único de sujeitos alvo, uma turma do 3.º ano. Houve, contudo, uma tentativa de caracterização / avaliação pré e pós intervenção, com dados quantitativos e qualitativos. Os resultados quantitativos não corresponderam ao inicialmente desejado, uma vez que não se notaram efeitos positivos na promoção dos autoconceitos das crianças. No entanto, os registos qualitativos são encorajadores, tanto na ótica da participação e adesão daquelas, como de propiciarem uma oportunidade para reflexão e reequacionamento da ação empreendida e respetivos procedimentos de avaliação.
- O Primeiro Dia de AulasPublication . Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana Nunes; Maia, Pedro AlmeidaA colecção Vamos Sentir com o Necas é um projecto que «trabalha» as emoções nas crianças como forma de favorecer a auto-estima, fomentar a sã convivência e facilitar o sucesso escolar. Em cada livro, o leitor, seja a criança ou o educador, pai/mãe ou professor, irá encontrar uma história atractiva, em que os protagonistas são um grupo de crianças e o seu amigo especial, o golfinho Necas. O golfinho Necas faz a identificação das emoções e ensina aos amigos, numa linguagem simples e directa, a função que estas têm na nossa sobrevivência e a forma de as utilizar na promoção do bem-estar. Deste modo, o Necas ajuda-os a compreenderem o turbilhão interior que os move e como podem usar essa energia de forma positiva e saudável. Dotar os mais novos dos requisitos necessários à compreensão de si mesmos, e de si na relação com os outros, é um primeiro passo que contribuirá para um crescimento mais equilibrado.
- Redes sociais e conflito organizacionalPublication . Lima, Jorge Manuel Ávila; Maia, Pedro Almeida; Menezes, Maria Antonieta; Santos, EdmundoAs organizações são redes sociais cujos membros estabelecem entre si ligações de diversos tipos, formais e informais, positivas e negativas. O conflito entre atores é um processo comum que pode ser explicado com base num conjunto diverso de fatores. Contudo, o conflito interno às organizações tem sido pouco estudado, numa perspetiva de redes sociais. Para além disto, o conflito interorganizacional, analisado ao nível dos atores individuais, tem sido ainda menos estudado. No presente artigo, procuramos abordar o modo como as redes sociais das organizações estão associadas a perceções de conflito, quer intraorganizacional, quer interorganizacional, num contexto de proximidade física entre organizações. O estudo empírico, que envolveu duas organizações que partilhavam o mesmo espaço físico, mostra que, apesar da grande proximidade espacial entre ambas, os laços de amizade tendiam a concentrar-se no interior de cada organização e as perceções de conflito eram maiores entre as organizações do que no interior das mesmas. Os resultados são discutidos à luz das teses relativas aos efeitos da propinquidade física sobre a atração interpessoal entre membros de grupos distintos.
- Os Vencedores do MedoPublication . Carvalho, Célia; Caldeira, Suzana Nunes; Maia, Pedro AlmeidaAs crianças das histórias — o António, a Rita, a Luana, a Maria, o Li e a Mariana — têm os mesmos receios e apreensões, sofrem as mesmas dúvidas e inquietações, têm as mesmas surpresas e alegrias das crianças dos nossos dias. O golfinho Necas faz a identificação das emoções e ensina aos amigos, numa linguagem simples e direta, a função que estas têm na nossa sobrevivência e a forma de as utilizar na promoção do bem-estar. Deste modo, o Necas ajuda-os a compreenderem o turbilhão interior que os move e como podem usar essa energia de forma positiva e saudável.? Dotar os mais novos dos requisitos necessários à compreensão de si mesmos, e de si na relação com os outros, é um primeiro passo de enorme importância que contribuirá para um crescimento mais equilibrado e para o sucesso na vida.