Browsing by Author "Machado, Carla Filipa Jacob"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Diversificação de estratégias na promoção da leitura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Machado, Carla Filipa Jacob; Santos, Ana IsabelO presente Relatório de Estágio é fruto de todo o trabalho concretizado em contexto de estágio pedagógico, no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, inseridas no plano curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, oferecido pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores. Este documento aborda, em particular, a área da leitura em contexto pré-escolar e de 1.º ciclo do ensino básico, começando por uma fundamentação teórica e passando ao relato, análise e reflexão de experiências e estratégias implementadas durante os dois estágios pedagógicos. Ao longo do trabalho o intuito foi o de explorar a importância da leitura, juntamente com o papel da motivação e da diversificação de estratégias, como fatores que influenciam o desenvolvimento de competências leitoras nas crianças, essenciais para a sua formação enquanto cidadãos ativos. Neste sentido, o principal objetivo deste relatório de estágio é analisar a forma como foram promovidas diversas estratégias de abordagem e ensino da leitura, tentando perceber o papel do educador/professor nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da leitura, tendo em consideração quer as características gerais do grupo, quer as características específicas de cada aluno. Os resultados do trabalho focam-se principalmente nas estratégias de motivação para a leitura implementadas, para a promoção de utilização de espaços especialmente orientadas para este domínio, e para a criação de momentos individuais e coletivos de leitura. Como principais conclusões referimos que a diversificação de estratégias, tendo em conta o interesse e as necessidades das crianças, e a utilização da Biblioteca da sala e da Biblioteca Escolar são uma mais-valia para a aprendizagem da leitura. Isto, levou ao aumento da frequência destes espaços e ao interesse pelas atividades implementadas.