Browsing by Author "Lima, Rita Raquel Branco"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Enlaces entre o brincar e o aprender: uma análise em contexto educativoPublication . Lima, Rita Raquel Branco; Condessa, Maria Isabel CabritaO presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como primordial intuito descrever e refletir experiências vivenciadas pela mestranda no decurso de ambos os Estágios Pedagógicos – em contexto de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo. Para além disso, pretende-se também apelar à importância do brincar e do jogo em contexto educativo, como motor importante para a aprendizagem e desenvolvimento integral da(o) criança/aluno. Neste sentido, este documento compila a descrição, análise e reflexão de um conjunto de experiências proporcionadas em sala de atividades/sala de aula, a partir das atividades implementadas pela estagiária no âmbito das práticas pedagógicas supervisionadas nos dois estágios (Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II) e que estão relacionadas com a temática deste relatório de estágio – Enlaces entre o brincar e o aprender: uma análise em contexto educativo. Com vista à melhor preparação da estagiária no tema abordado, procedeu-se à realização de um estudo empírico acerca da opinião da importância do brincar/jogo e práticas de Educadores e Professores em contexto de sala de atividades/sala de aula. A informação foi obtida através da aplicação on-line, de um inquérito por questionário a um total de 137 profissionais que lecionava nos Açores, entre 2021/2022. Com este questionário, pretendeu-se aferir sobre as conceções acerca da importância concedida ao brincar e à implementação do jogo em contexto de sala de atividades/sala de aula, com o objetivo de aquisição de aprendizagens e competências. Os resultados confirmam o que a estagiária pôde vivenciar, mesmo em período COVID, que a atividade lúdica se constitui um marco fundamental nas dinâmicas de sala, tendo em consideração que proporcionam uma forma estimulante de aprender, facilitando a aquisição e aplicação de conteúdos nas várias áreas e momentos de cooperação.
