Browsing by Author "Lima, Ana Catarina Ferreira Bacalhau de Sousa"
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- Crianças na escola! (Re)pensar o bem-estar no processo de ensino aprendizagemPublication . Lima, Ana Catarina Ferreira Bacalhau de Sousa; Condessa, IsabelO presente Relatório de Estágio, realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1o Ciclo do Ensino Básico, tem como intuito analisar e fundamentar os contextos inerentes ao Estágio Pedagógico efetuado entre 2020 e 2021. Propomos neste documento uma articulação previa entre a temática de estudo, “Crianças na escola! (Re)pensar o bem-estar no processo de ensino-aprendizagem”, e a análise do perfil do Educador de Infância e Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), tendo em conta os novos desafios impostos a Educação, sobretudo no período atual de Pandemia COVID-19. Ao fundamentar e analisar a temática de estudo, o bem-estar num ensino-aprendizagem fortemente marcado por sucessivos confinamentos, tornou-se pertinente proporcionar as crianças aprendizagens enriquecedoras para o seu desenvolvimento nos domínios físico-motor (motricidade, flexibilidade, respiração e postura); na sua capacidade de expressão e comunicação-oral e corporal; na adaptação a novas situações; e, por fim, na interação em situações lúdicas, indo ao encontro das reais necessidades do grupo/turma. Da vertente empírica, foi possível caracterizar as crianças quanto a aspetos físicos, concernentes a respiração e a postura. Na Educação Pré-escolar (EPE) reforçou-se a observação do desenvolvimento motor e no 1.º CEB recolheram-se perceções de bem-estar das crianças em ambos os contextos de ensino-aprendizagem, presencial e a distância. Por fim, procedemos a uma sistematização e reflexão das atividades desenvolvidas com o grupo/turma, todas integradas num Caderno Pedagógico construído para este Estágio. Através destes estudos tomamos consciência que muitas das crianças do Estágio apresentavam-se em situação de pré-obesidade ou obesidade, com uma respiração menos adequada e com inadequados ajustamentos posturais. Com o Ensino a Distância (ED) houve um aumento do tempo de exposição a ecrãs, sendo também importante ajustar os ambientes de aprendizagem. Atendendo aos novos desafios, de uma forma geral há a destacar o crescimento da Estagiária ao longo de todo o processo, desenvolvido com o Par Pedagógico e com as Cooperantes, num ambiente de trabalho colaborativo e correspondendo as necessidades sentidas, ainda que nem sempre atingíveis, de manter o bem-estar no ensino aprendizagem.