Browsing by Author "Jesus, Elisabete Leonardo Nunes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ver, ouvir, sentir e experimentar a escrita : estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Jesus, Elisabete Leonardo Nunes; Santos, Ana IsabelNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o presente relatório de estágio, tendo em conta a prática pedagógica desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. O tema escolhido foi a linguagem escrita funcional. Esta escolha sucedeu-se em consequência de um trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina de Didática de Língua Portuguesa, durante a Licenciatura em Educação Básica, e também porque a funcionalidade da escrita é fundamental para o processo de alfabetização. A linguagem escrita é um instrumento ao serviço da humanidade e como tal cabe à família e à escola proporcionarem um ambiente propício. Deste modo, o educador/professor e os pais deverão desenvolver estratégias que desenvolvam o gosto pela escrita. No processo ensino/aprendizagem da escrita, a descoberta da sua funcionalidade pela criança é um aspeto crucial, pois permite-lhe reconhecer a sua importância. As finalidades deste relatório são a de relatar e refletir as práticas educativas desenvolvidas no âmbito da linguagem escrita funcional nos dois níveis de ensino anteriormente referidos. O trabalho realizado durante esta prática pedagógica permitiu desenvolver algumas estratégias de promoção da escrita funcional em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Estas revelaram-se fundamentais para a aprendizagem das diferentes funcionalidades da linguagem escrita. Através da realização desta prática pedagógica constatamos que as crianças, recorrendo a situações do dia-a-dia, conseguem mais facilmente assimilar as diferentes funções da linguagem escrita.