Browsing by Author "Horta, Sara Sofia Silva"
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- O ensino-aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico e dificuldades e erros das crianças em matemáticaPublication . Horta, Sara Sofia Silva; Serpa, Margarida Damião; Martins, Maria do Carmo Carvalho Sousa da CunhaNeste relatório de estágio, apresenta-se o trabalho desenvolvido em contexto de estágio, na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, procurando expressar as dinâmicas exploradas nas práticas educativas, bem como a reflexão ponderada e justificada das mesmas. O principal objetivo desta reflexão consiste em dar uma visão geral do trabalho realizado e em realçar práticas que foram objeto de reestruturação por, numa fase inicial, terem gerado dificuldades nos processos de aprendizagem das crianças, dando-se conta das alterações efetuadas e dos seus resultados. Apresenta-se, ainda, um estudo sobre a relevância do ensino da matemática a partir das perspetivas dos pais e/ou Encarregados de Educação e dos dados das práticas do estágio. Este estudo visa conhecer as potencialidades e as dificuldades das crianças nesta área, bem como identificar, nos discursos dos pais, algumas das suas estratégias de intervenção com os educandos e o valor dado ao trabalho escolar. Para este efeito, o estudo contou com oito crianças (cinco da Educação Pré-escolar e três do 1.º Ciclo do Ensino Básico) e seus Encarregados de Educação, também num total de oito. A recolha dos dados efetuou-se mediante entrevistas aos Encarregados de Educação, a aplicação de provas de diagnóstico na área da matemática e a observação direta, na sala de aula. Os dados recolhidos foram tratados através da análise de conteúdo. Os resultados mostram que os Encarregados de Educação reconhecem o valor da escola, ao admitirem ter diálogos diários com os educandos sobre o que estes lá fazem, concordam com a importância do ensino da matemática, ligando-a a ações do seu quotidiano, e tendem a verbalizar expetativas positivas sobre os seus educandos. Sobre as dificuldades dos alunos, em qualquer área, tanto as perspetivas dos pais como a nossa observação direta apontam, sobretudo, para dificuldades gerais, relacionadas com a falta de autonomia e a falta de atenção e concentração. Através da nossa observação direta e da análise de testes diagnósticos, aferimos que as dificuldades específicas continuaram a apontar problemas de atenção e concentração; dificuldade na compreensão e utilização de vocabulário na matemática; dificuldade na identificação do objetivo do enunciado do problema; e, por último, falhas no domínio de conteúdos matemáticos. Na sua generalidade, estes dados revelam que o conhecimento específico das dificuldades das crianças na área da matemática pertence à escola e que os pais estão sensíveis à utilização de estratégias que permitem aplicar a matemática na resolução de situações do quotidiano.