Browsing by Author "Gouveia, Tatiana Filipa Silva"
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- O papel da comunicação verbal na aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gouveia, Tatiana Filipa Silva; Cascalho, José Manuel; Leal, Susana da Conceição Miranda Silva MiraO presente relatório apresenta uma análise e reflexão sobre as práticas pedagógicas realizadas no âmbito da 6.ª edição do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB), aprofundando, em particular, o papel da comunicação verbal na aprendizagem da matemática naqueles níveis educativos. Um objetivo central da nossa ação foi promover a comunicação verbal na forma oral e escrita a propósito de tópicos e processos matemáticos, incentivando as crianças a utilizarem uma linguagem matemática adequada, a interpretarem os enunciados, a explicarem e registarem os seus raciocínios/estratégias/procedimentos, oralmente e por escrito, transformando-as em agentes ativos de aprendizagem. Para além disso, pretendemos promover o gosto pela matemática. Para tal, recorremos à Metodologia Design de Experiências, procedendo na EPE à implementação das estratégias Realização de jogos, Realização de fichas, Exploração de painéis e/ou imagens e Uso de materiais manipuláveis, focando os seguintes tópicos: Cores, Algarismos, Contagem e Formas geométricas. No 1.º Ciclo do EB procedemos à Realização de jogos, à Realização de exercícios, à Exploração de cartazes/painéis e a Momentos de diálogo e de discussão, focando tópicos nos três domínios enunciados no programa de matemática: Números e Operações, Geometria e Medida e Organização e Tratamento de dados. Os dados foram recolhidos a partir de notas de campo, gravações audiovisuais e produções dos alunos, tendo sido sujeitos a análise de conteúdo. Em suma, registou-se ao longo dos estágios pedagógicos uma certa evolução ao nível da comunicação matemática. Verificamos que as diversas estratégias selecionadas são boas promotoras de comunicação matemática, em particular a utilização de jogos e a realização de exercícios oralmente e por escrito. A primeira porque favorece a desinibição e o interesse das crianças, potenciando a sua participação oral; a segunda porque favorece a interação oral ou a explicitação escrita de interpretações e raciocínios.