Browsing by Author "Garcia, Melissa Vanessa Santos"
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- A Matemática no quotidiano : promover a descoberta da matemática, partindo das experiências do dia a dia das crianças, no contexto da educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Garcia, Melissa Vanessa Santos; Cascalho, José Manuel; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaCom o presente relatório pretendemos analisar e fundamentar as práticas que foram desenvolvidas em contexto de estágio, no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da responsabilidade do Departamento de Educação, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores. Optámos pelo tema “A Matemática no Quotidiano: Promover a descoberta da Matemática, partindo das experiências do dia a dia das crianças, no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, investigando sobre o modo como a Matemática pode ser trabalhada a partir das vivências do quotidiano das crianças. Ao longo dos dois estágios, procurámos explorar diferentes conexões matemáticas, entre a Matemática e as outras áreas/domínios do currículo e entre a Matemática e a vida do dia a dia. Neste relatório, apresentamos em primeiro lugar uma breve fundamentação teórica, onde focamos a formação dos profissionais de educação e o ensino da Matemática, apontando para boas práticas que devem ser adotadas pelos educadores/professores. Abordamos também as potencialidades de explorar a Matemática no quotidiano e algumas questões ligadas ao desenvolvimento da autonomia e da cooperação, bem como aspetos relevantes do método de Singapura. Em seguida, apresentamos os procedimentos metodológicos adotados para a execução deste trabalho e a caraterização dos ambientes educativos onde decorreram os dois estágios. Segue-se a descrição e reflexão de algumas atividades que foram concretizadas nos dois estágios, relacionadas com a Matemática e o quotidiano. Conclui-se este relatório com umas breves considerações finais. Uma vez que as atividades realizadas tiveram em conta o quotidiano das crianças como, por exemplo, fazer um bolo, medir o comprimento de objetos, ver as horas, identificar sequências e padrões e, ainda, fazer pesagens, notámos que houve um aumento significativo do interesse e da participação, principalmente, das crianças com mais dificuldades de aprendizagem. Este tipo de atividades fez com que as crianças percebessem que a Matemática está mais presente nas suas vidas do que imaginavam e que pode ser trabalhada de uma forma lúdica e apelativa. No decorrer dos estágios, registou-se igualmente um aumento da autonomia e da cooperação, na sequência da implementação de algumas rotinas, bem como da implementação de atividades maioritariamente em pequeno grupo.