Browsing by Author "Galego, Joana Soares"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Recursos Pedagógicos como Estratégia de Promoção de Aprendizagens na InfânciaPublication . Galego, Joana Soares; Serpa, Margarida da Silva Damião deO presente relatório procede à reflexão sobre a ação e a formação inerentes à concretização dos estágios pedagógicos profissionalizantes do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores (UAc). Nele apresentam-se os contextos e a análise crítica das práticas pedagógicas desenvolvidas, tendo como referência literatura da especialidade. Das práticas desenvolvidas em situação de estágio, deu-se ênfase aos recursos pedagógicos, a partir do levantamento exaustivo dos mesmos e da análise aprofundada de alguns deles, considerando literatura da área, o que permite contribuir de algum modo com elementos para o esboço de um modelo de análise de recursos pedagógico-didáticos. Os elementos em causa têm a ver, em termos gerais, com: critérios de seleção do recurso; características do recurso; processo de concretização e gestão do recurso; e resultados da aprendizagem associados ao recurso. O levantamento de todos os recursos pedagógicos usados foi realizado a partir de inúmeros e diversificados registos efetuados ao longo dos estágios. Posteriormente, os dados desses registos foram sujeitos à aplicação de procedimentos de análise de conteúdo temática, tendo-se identificado, para ambos os níveis de ensino, 48 recursos pedagógicos e 255 utilizações dos mesmos. Do levantamento efetuado, conclui-se essencialmente que: no estágio em Educação Pré-Escolar foi aplicada maior diversidade de recursos pedagógicos do que no estágio em 1.º Ciclo; no 1.º Ciclo do Ensino Básico a frequência de utilização dos recursos foi mais elevada, uma vez que alguns foram usados de forma recorrente; há diferenças consideráveis entre os recursos pedagógicos aplicados nestes dois níveis de ensino, sobretudo no referente aos documentos informativo/conteudísticos que são dominantes no 1.º Ciclo do Ensino Básico.