Browsing by Author "Faria, Bruno Melo de"
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- B2B versus B2C digital communication: approaches and dimensions usedPublication . Faria, Bruno Melo de; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo BorgesO comportamento dos consumidores nos contextos digitais evoluiu com a própria evolução tecnológica e a sua maturidade enquanto utilizador. Como tal é necessário procurar entender como diferentes abordagens no Marketing Digital afetam a perceção dos consumidores e sua consequente reação às iniciativas das empresas. Neste trabalho aborda-se a evolução do Marketing Digital, e alguns dos temas mais mutáveis associados ao mesmo: o eWord of Mouth, as redes sociais e o poder dos influencers nas comunidades online. Para responder às questões de pesquisa que nortearam este trabalho, recolheram-se comentários partilhados por membros de diversas comunidades on-line com relação a um produto de lazer (PS5) e um educacional (PC), tendo ambos sofrido uma escassez de oferta. A análise de conteúdo foi desenvolvida com recurso a uma abordagem mista. Com a análise quantitativa procurou-se entender as diferenças em termos de distribuição e dimensão (número de palavras) dos comentários em algumas das plataformas sociais existentes. E com a análise qualitativa, com recurso ao programa Wordstat, analisaram-se os sentimentos confluentes nos comentários. Em geral, os produtos de lazer tendem a atrair mais atenção, com comentários sendo principalmente curtos, diretos a relatar problemas experienciados com o produto. Por seu turno, os comentários relacionados ao produto educacional foram notavelmente mais negativos, extensivamente mais longos e tendencialmente abordavam problemas terceiros. Este estudo exploratório sugere que o Marketing Digital nas redes sociais capta a atenção dos consumidores. No entanto, também salienta a necessidade da gestão de marcas e equipas de gestão de redes sociais de aumentarem os esforços para solidificar os relacionamentos com seus consumidores/membros das comunidades online, de modo a induzir a atitudes mais positivas e promover um e-WoM mais positivo.