Browsing by Author "Diogo, Fernando, Org."
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- Desigualdades no sistema educativo: percursos, transições, contextosPublication . Diogo, Ana Matias, Org.; Diogo, Fernando, Org.Nas últimas décadas o sistema educativo português foi palco de uma extraordinária evolução quantitativa, abrindo-se sucessivamente a novos grupos sociais e a faixas etárias mais alargadas. Esta evolução não se traduziu, contudo, numa redução significativa das diferentes formas de desigualdades sociais face à escola. Persistem elevados índices de insucesso e de abandono, particularmente concentrados em determinados momentos do percurso escolar, grupos sociais, regiões e escolas, registando-se, por outro lado, uma multiplicidade de trajetórias que condensam escolhas muito desiguais, no quadro de uma oferta de ensino crescentemente complexa. As comparações internacionais têm concorrido para consolidar a ideia de que as desigualdades educativas constituem um problema central e estrutural da realidade portuguesa, que urge melhor compreender de modo a sustentar políticas e intervenções neste domínio. Este fenómeno comporta, além disso, uma elevada complexidade, quer pela sua natureza multifatorial, quer porque se transfigura continuamente no tempo, sendo reconhecida, pelos especialistas, a necessidade de continuar a consolidar conhecimento neste domínio. O presente livro reúne um conjunto de textos, de vários autores, que dão a conhecer resultados de investigação e refletem sobre esta temática, a partir de uma diversidade de dimensões e perspetivas.
- Intervenção e novas realidades sociais : Atas do IX Encontro Internacional de Inovação EducacionalPublication . González, Pedro Francisco, Org.; Garrão, Ana Paula de Ornelas, Org.; Diogo, Fernando, Org.; Freitas, Lúcia de Fátima Mota Ferreira, Org.; Serpa, Sandro Nuno Ferreira, Org.Esta obra visa a reflexão, problematização e partilha de experiências de inovação educacional em diversas dimensões: escolar, saúde e intervenção social. Inovação entendida enquanto a construção de respostas fundamentadas às necessidades e aos desafios que se colocam à sociedade e que apelam à originalidade, à criatividade, à iniciativa, à autonomia e ao envolvimento dos atores sociais.