Browsing by Author "Diogo, Ana Matias, Org."
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- Desigualdades no sistema educativo: percursos, transições, contextosPublication . Diogo, Ana Matias, Org.; Diogo, Fernando, Org.Nas últimas décadas o sistema educativo português foi palco de uma extraordinária evolução quantitativa, abrindo-se sucessivamente a novos grupos sociais e a faixas etárias mais alargadas. Esta evolução não se traduziu, contudo, numa redução significativa das diferentes formas de desigualdades sociais face à escola. Persistem elevados índices de insucesso e de abandono, particularmente concentrados em determinados momentos do percurso escolar, grupos sociais, regiões e escolas, registando-se, por outro lado, uma multiplicidade de trajetórias que condensam escolhas muito desiguais, no quadro de uma oferta de ensino crescentemente complexa. As comparações internacionais têm concorrido para consolidar a ideia de que as desigualdades educativas constituem um problema central e estrutural da realidade portuguesa, que urge melhor compreender de modo a sustentar políticas e intervenções neste domínio. Este fenómeno comporta, além disso, uma elevada complexidade, quer pela sua natureza multifatorial, quer porque se transfigura continuamente no tempo, sendo reconhecida, pelos especialistas, a necessidade de continuar a consolidar conhecimento neste domínio. O presente livro reúne um conjunto de textos, de vários autores, que dão a conhecer resultados de investigação e refletem sobre esta temática, a partir de uma diversidade de dimensões e perspetivas.
- Entre Crise e Euforia : Práticas e Políticas Educativas no Brasil e em PortugalPublication . Melo, Benedita Portugal, Org.; Diogo, Ana Matias, Org.; Ferreira, Manuela, Org.; Lopes, João teixeira, Org.; Gomes, Elias Evangelista, Org.Este livro reúne a grande maioria dos trabalhos apresentados no IV Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, realizado no Porto, Portugal, em Junho de 2014. As cinco grandes secções temáticas em que se encontra organizado – 1) Entre escolhas, formações e mandatos: (re)construções da profissão docente; 2) Infância e Juventude: Culturas, Experiências e Transições, 3) Famílias, Usos das TIC e Papel dos Media na Educação; 4) Desigualdades Educacionais: Escolas, Construção das (In)Justiças e Procura da Qualidade; 5) Políticas de escolarização, compensação e avaliação – ilustram bem a variedade de tópicos em que se centram as pesquisas na área da sociologia da educação, recentemente desenvolvidas em Portugal e no Brasil, e dão conta da complexidade dos fenómenos educativos na contemporaneidade. Não obstante a diversidade de questionamentos teóricos e abordagens metodológicas, as contribuições incluídas nesta colectânea permitem-nos sentir as diferentes atmosferas educacionais em que Brasil e Portugal se encontram mas revelam, simultaneamente, como a investigação produzida aqui e além-mar também se estrutura em torno de temas comuns. Que os alicerces da ponte que se começou a construir entre estes dois países, em 2008, com a realização do I Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, se tornem cada vez mais fortes e originem novas e produtivas incursões sociológicas na área da educação é o desejo dos seus organizadores.