Browsing by Author "Costa, Carolina Ferreira"
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- Boas práticas de atividade física na escola infantil? : uma análise com contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Costa, Carolina Ferreira; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende dar a conhecer o nosso percurso em contexto real, desde as práticas supervisionadas desenvolvidas na escola até à investigação educacional. Sendo a natureza deste documento inseparável da reflexão, entre a teoria e a prática, ao longo do mesmo serão relatadas as experiências vivenciadas nesta nossa etapa de formação inicial, confrontando-as com a literatura da especialidade. Um ponto importante foi a descrição e análise das opções e procedimentos utilizados durante a nossa prática pedagógica, sobretudo em atividades desenvolvidas com o tema de aprofundamento, entre os quais se incluem princípios fundamentais à função docente, como a observação, a planificação, a intervenção, a avaliação e a reflexão. Ao longo do documento, apresentamos de forma aprofundada a temática, ou seja, pretendemos realçar a importância dada à prática de atividade física regular no âmbito da escola, como complemento à (in)atividade proporcionada em casa, no seio da família. Com o nosso estudo empírico, que teve como propósito responder à questão: Boas práticas de Atividade Física (AF) na Escola Infantil? pretendeu-se destacar os contributos da AF no desenvolvimento global de crianças das nossas escolas de estágio. Optámos por uma metodologia mista, realizada através do cruzamento de dados obtidos em vários momentos: pela aplicação de um inquérito por questionário a encarregados de educação/pais e de um questionário de resposta múltipla aos seus educandos do 1.º ciclo; pela observação de parâmetros físicos e comportamentos motores em pequenos grupos de crianças. Sobre os resultados do nosso estudo, elegemos o facto dos pais considerarem que a prática de AF é muito importante para a educação e que a escola, desde o recreio às atividades (extra)curriculares, é ela um lugar de “Boas Práticas” para as crianças. Consideramos que este momento de formação, refletido neste documento, é um ponto de passagem importante para uma etapa subsequente, a de profissional em educação.
