Browsing by Author "Costa, Beatriz Medeiros"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aprender matemática através de expressões : uma reflexão no âmbito da prática de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Costa, Beatriz Medeiros; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha[...]. Este documento pretende espelhar os momentos vivenciados durante os estágios. Neste sentido, elaborámos uma síntese contextualizada e uma retrospetiva de todo o trabalho desenvolvido no decorrer das práticas, de forma a apresentarmos o panorama geral do processo de aprendizagem vivenciado, com especial destaque para a temática deste relatório, Aprender Matemática através das Expressões: Uma Reflexão no Âmbito da Prática de Estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este trabalho de pesquisa, e tendo em conta as áreas curriculares em causa, foi nossa intenção encontrar respostas capazes de fundamentar as eventuais conexões entre as Expressões e a Matemática, ao nível das práticas letivas diárias. Para compreendermos a relação entre a nossa temática do relatório e as experiências de aprendizagem desenvolvidas, para além de uma revisão bibliográfica aprofundada, procurámos também realizar duas vertentes de investigação. Numa primeira fase, foi concretizada uma análise documental efetuada a partir de uma recolha de dados qualitativos e de uma análise de conteúdo, onde são explanadas as experiências de aprendizagem através das quais conseguimos realizar conexões entre a área da Matemática e a área das Expressões. Numa segunda fase, com o intuito de percebermos não só as perspetivas dos docentes mas também as dos alunos, realizámos uma análise quantitativa através da implementação de questionários, através da qual nos foi possível verificar a importância da Matemática e a sua utilidade no dia a dia, entender as potencialidades pedagógico--didáticas das Expressões, compreender a motivação e o sucesso dos alunos no contexto do estudo das duas áreas em questão e, finalmente, perceber a frequência com que são utilizadas as Expressões para a exploração de conteúdos Matemáticos. [...].