Browsing by Author "Correia, Gui Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A utilização de tecnologia e estratégias de diferenciação pedagógica para promover aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Correia, Gui Silva; Cascalho, José Manuel; González, Pedro FranciscoEste trabalho sintetiza o resultado reflexivo do percurso que efetuámos em contexto de estágio, na Educação Pré-escolar e no Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, focando-nos na temática “A utilização de tecnologia e estratégias de diferenciação pedagógica para promover aprendizagens na EPE e no Ensino do 1º CEB”. Escolhemos este tema porque o trabalho com grupos heterogéneos e estratégias variadas são preocupação pessoal na prática pedagógica, aliado ao facto de estarmos inseridos numa sociedade digital; querermos saber mais sobre o assunto; constatarmos as frustrações de alguns alunos, ao longo do estágio, sentindo que na escola não existia uma aprendizagem estimulante e acreditarmos que se as tarefas escolares forem ao encontro das necessidades dos alunos poderão potenciar o aprender. Tendo em conta a natureza do trabalho, a investigação qualitativa foi a abordagem mais adequada. A problemática do presente trabalho tinha como objetivos: “1) Recolher informação acerca da relação da educação tecnológica e da diferenciação pedagógica nas aprendizagens” e “2) Averiguar sobre a influência da diferenciação pedagógica e o uso da educação tecnológica na prática pedagógica e as aprendizagens das crianças”. Após a prática pedagógica, verificámos que o trabalho em grupo permite maior envolvimento dos discentes na construção da sua aprendizagem. Para além disso, conferimos que o Trabalho Autónomo permite aos discentes compreenderem e superarem algumas dificuldades de aprendizagem. Permitiu-nos verificar que a utilização do computador pelos discentes, na Educação Pré-escolar não foi eficaz, já surtindo efeito no 1º Ciclo. Por fim, constatámos que a utilização de recursos tecnológicos, pelos estagiários, em ambos os níveis de ensino, proporcionou um ensino cativante pela descoberta. Em suma, o uso de alguns recursos tecnológicos na educação, aliado a estratégias de diferenciação pedagógica, poderá possibilitar ao docente atuar como orientador do aprender e permitir aos alunos transformar, de forma ativa, a informação em conhecimento.