Browsing by Author "Cordeiro, Vanessa Sofia da Roias"
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- As práticas educativas em contexto Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico: a consciência fonológica e a aprendizagem da leituraPublication . Cordeiro, Vanessa Sofia da Roias; Castanho, Maria da Graça BorgesO presente relatório reporta-se às práticas educativas, desenvolvidas no âmbito dos estágios profissionais, decorrentes das unidades curriculares de Prática Supervisionada I e II, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento tem, portanto, como finalidade relatar, analisar e refletir sobre o trabalho concretizado no âmbito dos estágios já referidos, compondo o eixo principal da sua elaboração a temática da consciência fonológica, condição essencial para a promoção das competências linguísticas junto das crianças. Freitas, Alves e Costa (2007) advogam que para aprender a ler é necessário saber que a língua é formada por unidades linguísticas mínimas – os sons da fala – e que os carateres do alfabeto representam, na escrita, essas unidades. É daí que surge o interesse de, neste estudo, analisarmos o modo como as tarefas de consciência fonológica implementadas aquando dos nossos estágios curriculares beneficiaram ou não o desempenho das crianças e alunos na leitura. Demonstra a literatura da especialidade que fazer corresponder um som da fala a um grafema é uma tarefa que exige um elevado grau de complexidade, principalmente para a maioria das crianças que, à entrada da escola, ainda não consegue identificar e isolar conscientemente os sons da fala. Esta competência cognitiva envolve, portanto, a presença de um intermediário – o professor – que auxilia as crianças a dominar a complexidade da tarefa. Considerando a relevância deste tema, propusemo-nos desenvolver um trabalho de natureza investigativa com os seguintes objetivos: Compreender as representações de educadores do Pré-Escolar e de professores do 1.º CEB relativamente ao domínio da leitura; Conhecer as conceções de educadores do Pré-Escolar e de professores do 1º CEB no que concerne à relação entre a leitura e a consciência fonológica; e Perceber de que forma o treino da consciência fonológica influencia a aprendizagem da leitura. Os participantes do nosso estudo foram um grupo do Pré-Escolar do Infantário de Ponta Delgada, um grupo de três alunas com NEE do 1º Ciclo da Escola Básica Integrada Padre Domingos da Silva Costa, localizada na freguesia de Livramento, e cinco educadoras (uma de apoio) e sete professores do 1º Ciclo desta escola. Permitiu-nos o aprofundamento desta temática concluir que os educadores do Pré-Escolar e os professores do 1.º Ciclo valorizam mais a decifração do código escrito em relação aos restantes objetivos e funções da leitura, atribuem como principais fatores ligados à aprendizagem da leitura a motivação e a maturidade e servem-se mais dos materiais de apoio como estratégia de colmatação de dificuldades neste domínio. Quanto à relação da consciência fonológica com a leitura tanto educadores como professores atentam ser fundamental o treino da consciência fonológica para a aquisição de competências ao nível da leitura. Dos níveis de consciência fonológica aqueles que parecem surtir um maior efeito para o fim que temos vindo a enunciar são os de consciência silábica e intrassilábica. Por outro lado, a consciência fonémica e a aprendizagem da leitura parecem ser aspetos entendidos como mutuamente dependentes.