Browsing by Author "Coelho, Sandra Sofia de Melo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Práticas educativas em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e o papel do feedback na sua reorientaçãoPublication . Coelho, Sandra Sofia de Melo; Serpa, Margarida DamiãoO presente relatório de estágio pretende refletir o trabalho realizado pela autora, ao longo das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento constitui uma reflexão sobre as atividades realizadas em contexto de estágio no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, assumindo uma dimensão investigativa no que se refere às práticas de feedback havido durante a lecionação. Quanto à reflexão sobre as práticas desenvolvidas, procura apresentar uma visão geral do trabalho havido, dar conta das opções tomadas e proceder à análise, fundamentação e crítica de situações educativas que realçaram a natureza das aprendizagens realizadas pelas crianças e algumas das conquistas da estagiária. No referente à dimensão investigativa, foi realizado um estudo, de natureza descritiva, que visava identificar as formas de dar feedback nas práticas de estágio, a sua funcionalidade e o tipo de feedback dominante, procurando estabelecer comparações entre os dois níveis de ensino (Pré-Escolar e 1.º Ciclo). Parte-se da ideia de que o feedback consiste no fornecimento de pistas dadas pelo professor que levam o aluno a saber em que ponto está da sua aprendizagem e a formular novas ideias encaminhando-o para o sucesso. A recolha dos dados foi realizada nas duas turmas do estágio, mediante a observação direta, cujos registos foram substancialmente complementados com transcrições de gravações áudio. Os dados recolhidos foram objeto de análise de conteúdo. As conclusões mais importantes apontam para o predomínio do feedback do tipo apreciativo/crítico por ser o mais simples e direto pois este localiza os alunos no seu percurso de aprendizagem. Em geral, conclui-se que importa investir mais no feedback de reorientação, uma vez que o feedback eficaz sugere pistas que reorientam o aluno na sua aprendizagem.