Browsing by Author "Casinha, Filipa Lopes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Tecnologia, marcas e pessoas: Desafios do marketing digitalPublication . Casinha, Filipa Lopes; Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo BorgesO uso das ferramentas digitais, mais propriamente dos social media, é uma das formas mais práticas, e utilizada, para influenciar o comportamento do consumidor aquando da escolha e posterior compra de uma marca. Porém, o espaço digital pode ser muito mais do que um veículo de comunicação, assumindo-se como espaço de compra e relacionamento. Como tal, torna-se necessário acompanhar as dinâmicas do comportamento do consumidor. A pandemia Covid-19 acelerou a adoção tecnológica no domínio pessoal e profissional, o que se refletiu no comportamento dos consumidores online. Porém, não existem ainda muitas evidências sobre a duração desta alteração comportamental. Pelo que o objetivo deste trabalho consiste na compreensão do comportamento de compra e relacionamento dos consumidores com as marcas online. Para tal escolheu-se a lovemark Apple como caso de estudo e adotou-se como processo de recolha de informação um questionário online. Os resultados sugerem que as alterações comportamentais ocorridas no período inicial da pandemia foram efetivas e em muito derivadas do receio de contaminação. Contudo, nem todos os consumidores demonstram mantê-las no período posterior. É patente, contudo, a intensificação da utilização da tecnologia tanto para aquisições, como para relacionamento com as marcas. Tendo como principal limitação deste trabalho a dimensão da amostra, o mesmo deixa indícios de que as empresas deverão continuar a apostar na presença digital e no acompanhamento da evolução do comportamento do consumidor.
