Browsing by Author "Cardoso, Beatriz Alexandra Machado"
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- Cidadania e Tradições: diálogos e desafios na Educação do Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Cardoso, Beatriz Alexandra Machado; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro da; Costa, Susana GoulartO presente Relatório designado Cidadania e Tradições: diálogos e desafios na Educação do Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico reflete sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II. As respetivas unidades curriculares fazem parte do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, oferecido pela Faculdade de Ciências Socias e Humanas, na Universidade dos Açores. Neste Relatório analisamos a presença da cultura açoriana no contexto escolar, com o intuito de compreender a relação entre educação para a cidadania e para valores que apoie no desenvolvimento de um ambiente educativo potenciador da formação das crianças e alunos enquanto cidadãos açorianos conscientes, ativos e responsáveis. Para o efeito, no Relatório apresentamos um enquadramento teórico do tema, em que se faz uma revisão de literatura, explorando o conceito evolutivo de cidadania, cultura e educação, estabelecendo um diálogo intrínseco entre os três conceitos; se analisa a importância das tradições açorianas na construção de uma educação para a cidadania consciente e proativa, e por fim, identificamos como estas questões estão presentes no currículo da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este enquadramento teórico serviu de ponto de partida ao desenvolvimento de uma prática educacional no âmbito das tradições açorianas e educação para a cidadania, que desenvolvemos nos contextos de Estágio Pedagógico I e II, mais concretamente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Concluímos reconhecendo a importância de promover a educação para a cultura açoriana na formação de crianças e alunos que se pretendem cidadãos proativos, críticos, responsáveis, capazes de promover o diálogo intercultural e desenvolver uma maior responsabilidade social.