Browsing by Author "Brum, Leonildo Nuno de Barbosa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A presença das empresas em ambientes digitais : oportunidades e desafiosPublication . Brum, Leonildo Nuno de Barbosa; Tiago, Maria Teresa Borges; Silva, Osvaldo Dias LopesA presença digital deixou de ser uma opção estratégica para as organizações. Esta situação é ainda mais uma realidade no domínio do turismo, em que o consumidor inicia e até por vezes decide o que fazer num destino muito antes de iniciar a viagem. Porém, tal como se constata em diversos estudos, nem todas as organizações exploram do mesmo modo as ferramentas digitais ao seu dispor. Na revisão de literatura efetuada encontraram-se várias métricas que podem ser usadas para aferir o nível de sofisticação da presença das empresas. Porém, estas ferramentas encontravam-se dispersas e necessitando de uma integração, pelo que se desenvolveu uma nova matriz de avaliação de sofisticação digital que foi o primeiro contributo académico deste trabalho. Este estudo visou fazer o ponto de situação, medir o grau de sofisticação da presença digital das empresas de atividades de animação turística na Ilha de São Miguel no que concerne a sites oficiais, redes sociais, nomeadamente o Facebook e otimização de motores de busca, com recurso a esta nova matriz de avaliação. A recolha de dados online teve início com a seleção dos sites das empresas a avaliar com base na matriz desenvolvida. Após a recolha, o tratamento dos dados foi efetuado com recurso a análises descritivas, índices e Modelo ACM. Os resultados sugerem que, para além da inexistência de rasto digital no caso de algumas empresas, a forma como as demais empresas exploram a sua presença digital é díspar; um pequeno segmento explora ativamente a sua presença digital, enquanto outros apresentam lacunas que podem ser prejudiciais à angariação e satisfação dos clientes. Esta análise não só nos permitiu identificar o grau de sofisticação, mas também que atributos podem ser melhorados. Apesar do seu contributo teórico e para a gestão, este trabalho pode ser, ainda, a base para futuros trabalhos, quer reavaliando a amostra atual, quer sendo replicado aos demais setores de atividade.