Browsing by Author "Botelho, Mariana Medeiros"
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- Diferenciação, integração e relevância curricular em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico : que desafios?Publication . Botelho, Mariana Medeiros; Sousa, Francisco José RodriguesO presente estudo visa compreender o reconhecimento da relevância atribuída ao currículo pelos alunos, no pressuposto de que este reconhecimento ocorre quando se convoca as experiências, realidades e vivências das crianças nas estratégias de ensino. Assim, procura-se combater a resistência de alguns alunos face à escola e ao currículo, ao promover aprendizagens mais relevantes e significativas. Dentro deste contexto, as práticas de diferenciação e integração curricular assumem particular relevância na adequação de processos de ensino, edificados a partir dos diferentes pontos de partida dos alunos, e oferecendo a possibilidade de as crianças participarem ativamente na construção dos seus conhecimentos. Para o efeito, recorreu-se a uma investigação de natureza qualitativa, mobilizando técnicas de recolha de dados, designadamente observação direta, análise documental e entrevistas a crianças. Através da observação direta e da análise documental, procurou-se identificar se as educadoras/ professoras rentabilizavam os dados biográficos e as experiências das crianças/ alunos para a implementação de práticas com intencionalidade pedagógica. Neste sentido, importou perceber se os alunos, no final do estágio, consideravam o currículo relevante e se reconheciam a relação entre o trabalho escolar e a vida extraescolar, tendo em conta as atividades dinamizadas ao longo dos estágios. A maioria das crianças fez esse reconhecimento, dando exemplos concretos de aprendizagens que consideraram importante realizar, embora responda que rentabiliza estas aprendizagens para o contexto escolar. As referências à vida extraescolar foram feitas em maior número pelas crianças do 1.º Ciclo de ambas as escolas onde decorreram os estágios. As crianças em idade pré-escolar que situaram as aprendizagens na sua vida fora da escola pertencem maioritariamente a uma escola na qual se desenvolve um projeto de inovação pedagógica.
