Browsing by Author "Bolarinho, Rui Filipe"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Marketing em clubes de futebol: uma análise exploratóriaPublication . Bolarinho, Rui Filipe; Tiago, Flávio Gomes BorgesA presente dissertação foi elaborada no contexto do plano curricular do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, na área de especialização em Marketing. O tema escolhido advém da grande paixão pelo desporto, em especial pela modalidade em estudo, e pelo forte crescimento que nela se tem vindo a verificar. Este trabalho consiste numa análise exploratória do marketing nos clubes de futebol, que pretende demonstrar a que estratégias de marketing recorrem os clubes de futebol, bem como as técnicas e métodos mais utilizados ou mais eficazes. A dissertação parte de uma abordagem ao surgimento do marketing e à sua permanente evolução. Aborda o marketing de forma genérica, para de seguida se voltar para o marketing desportivo, focando-se depois no futebol. Debruça-se também sobre a crescente procura do marketing pelo desporto, as estratégias, as técnicas e os métodos por que os clubes optam. Compara o potencial do marketing tradicional com o do marketing digital, apresentando as vantagens e desvantagens de cada um deles. Atenta na marca, por se mostrar deveras importante no marketing desportivo, nomeadamente nos clubes de futebol. Conclui com uma breve análise do valor e à origem deste, em cada uma das principais ligas mundiais, concretamente das que compõem o Top 6.