Browsing by Author "Batista, Telma Reis"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Recursos didáticos e estratégias de ensino-aprendizagem do texto narrativo no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundárioPublication . Batista, Telma Reis; Alves, Ana Teresa da Conceição Silva; Serpa, Margarida da Silva Damião deO presente relatório tem como principal objetivo descrever e refletir sobre as práticas pedagógicas levadas a cabo no âmbito das unidades curriculares do Estágio Pedagógico I e II, do Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este documento constitui-se não só como uma análise da importante experiência que é o estágio pedagógico, mas também como um aprofundamento da temática escolhida. Deste modo, numa primeira fase aborda-se um conjunto de questões teóricas e conceitos essenciais à compreensão de tudo o que envolve a temática do ensino do texto narrativo, nomeadamente o que se entende por didática do Português, visto que esta é uma disciplina com particularidades próprias, passando pela definição e exploração de conceitos relacionados com estratégias de ensino e recursos didáticos e finalizando este capítulo com uma breve menção ao lugar do texto narrativo no ensino. Numa segunda fase, esta já mais voltada para a prática pedagógica, apresenta-se uma contextualização do estágio, bem como uma reflexão sumária sobre a intervenção letiva assegurada. Por fim, a partir da sistematização de dados recolhidos durante a lecionação, apresenta-se um estudo com enfoque investigativo, cujo principal objetivo é aferir a eficácia das estratégias de ensino e dos recursos didáticos utilizados na abordagem do texto narrativo, tendo em conta os resultados obtidos pelos alunos. Ademais, foram selecionados cinco manuais para analisar neste mesmo âmbito. Trata-se de um estudo descritivo de tipo qualitativo e com componente avaliativa, tendo sido usadas na recolha dos dados documentos, a observação participante, produções dos alunos e provas de avaliação e, no seu tratamento, a análise de conteúdo temática. Concluiu-se que os alunos, em geral, beneficiam de um ensino que inclua a aplicação de diversidade de estratégias e recursos educativos. Sobre estes últimos, aferiu-se ainda que as novas tecnologias podem ser uma mais-valia para o ensino. No que concerne à variável do género feminino/masculino, depreendeu-se que as raparigas são o grupo que mais beneficiou com a variedade do conjunto de estratégias e recursos. Quanto aos manuais, oferecem uma variedade de propostas de exercícios para a leitura, repartidos pelas três fases da mesma – antes da leitura, durante a leitura e após a leitura. Apesar da variedade presente na primeira e na última fase, a fase da leitura é a menos trabalhada nos manuais.