Browsing by Author "Arruda, Susana"
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- Os materiais pedagógicos como potenciadores do interesse das crianças pela Linguagem Oral e EscritaPublication . Arruda, Susana; Santos, Ana IsabelO presente relatório apresenta a ação pedagógica experienciada ao longo dos estágios realizados em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste trabalho refletimos e analisamos de forma mais profunda os contributos e as potencialidades dos recursos didáticos na aprendizagem e desenvolvimento da linguagem oral e escrita na infância, tendo em conta os documentos orientadores para a Educação Pré-Escolar e para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como as práticas educativas desenvolvidas no âmbito dos estágios. Em ambos os contextos de estágio contribuímos para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças, maioritariamente, através da exploração de diversos recursos didáticos, como jogos, livros, cartazes, materiais manipuláveis, entre outros, que permitiram uma maior interação oral por parte das crianças e promoveram um maior contacto com a escrita. As atividades desenvolvidas na Educação Pré-Escolar permitiram às crianças expressarem-se com maior facilidade, através da exploração de materiais e recontos de histórias. Para além disso, as crianças contactaram com a escrita através de diversas atividades e materiais que auxiliaram no reconhecimento e identificação de letras, identificação de palavras do seu quotidiano, formação de palavras, identificação de rimas, entre outros. Quanto ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, as atividades realizadas possibilitaram aos alunos, a nível da escrita, redigir diversos textos com recurso a materiais didáticos, bem como explorar textos e conteúdos através de jogos. No que concerne à oralidade, os alunos apresentaram trabalhos à turma, expressaram ideias e dialogaram com os colegas sobre as temáticas abordadas na sala de aula. O trabalho desenvolvido demonstrou que os recursos didáticos usados ao longo das práticas educativas contribuíram para a promoção de atividades mais diversificadas e, dado o seu caráter lúdico, suscitaram bastante interesse nas crianças e fizeram com que elas se integrassem facilmente nas atividades, tirando proveito das mesmas. Por fim, concluímos que os objetivos que definimos como orientadores da nossa ação educativa, em ambos os contextos de estágio, foram alcançados e, neste sentido, esperamos incentivar os docentes para o uso de materiais pedagógicos na sala de aula, uma vez que estes são potenciadores do interesse das crianças e permitem o desenvolvimento de competências ao nível da linguagem oral e escrita.