Browsing by Author "Arruda, Marlene de Jesus Ferreira Carvalho"
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- O ABC das emoções básicas : implementação e avaliação de duas sessões de um programa para promoção de competências emocionaisPublication . Arruda, Marlene de Jesus Ferreira Carvalho; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraTer a capacidade de identificar e diferenciar as emoções, perceber a sua função e ponderar sobre elas, são competências essenciais ao indivíduo, para uma compreensão e regulação emocional ajustadas (Barett & Gross, 2001, cit. in Vaz, 2009). Deste modo, ao se intervir ao nível de competências emocionais, acredita-se que os adolescentes estarão mais aptos para lidarem com as suas emoções de forma ajustada, contribuindo para um ajustamento psicossocial. Neste sentido, a presente investigação de carácter misto, com ênfase na abordagem qualitativa e quasi-experimental, tem como propósito estudar a eficácia, a adequabilidade e a pertinência da 2ª e da 3ª sessão do programa "Alinha com a vida". A amostra incidiu sobre 421 alunos, sendo que 229 pertencem ao grupo experimental e 192 ao grupo controlo. Todos os alunos encontram-se a frequentar o 8º ano de escolaridade, em diferentes escolas da Ilha de São Miguel. A recolha e a análise dos dados, no decorrer da investigação, envolveram não só a abordagem qualitativa, como também, a abordagem quantitativa. Através da técnica de observação e da análise de documentos inerentes ao programa "Alinha com a vida", procedeu-se à análise de conteúdo. Os dados quantitativos foram recolhidos através da aplicação do Questionário de Inteligência Emocional (Rego & Fernandes, 2005; versão reduzida por Carvalho e Caldeira, 2014) e do Questionário de Emoções Básicas para adolescentes, de Carvalho e Caldeira (2014) (versão criada para esta investigação). Os resultados sugerem que os adolescentes adquiriram capacidades ao nível da identificação, diferenciação, conhecimento e regulação das emoções básicas. Durante a implementação das sessões, foi possível verificar, também, o interesse dos alunos no decorrer destas; bem como, através da análise das fichas de apreciação das sessões. Verificou-se, igualmente, que, os alunos apreciaram positivamente as sessões. No que concerne aos resultados obtidos quantitativamente e para as variáveis compreensão das emoções próprias e compreensão das emoções nos outros, estes foram satisfatórios pois, obteve-se, no grupo experimental, um aumento nestas duas variáveis, em função do tempo. Quanto à variável regulação emocional, não se verificou um aumento nos índices desta, após a implementação do programa.