Browsing by Author "Andrade, Elisabete Maria Marques Garcia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- (Re)construindo valores com as crianças em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Andrade, Elisabete Maria Marques Garcia; Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroO ímpeto para a elaboração deste Relatório de Estágio surgiu por este ser, em parte, uma concretização teórica da realização dos estágios integrados, aquando da frequência do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim sendo, o presente documento teve como intuito desenvolver um pouco mais de trabalho sobre a pertinência de uma abordagem axiológica junto das crianças, e desde as idades mais precoces. A escolha deste tema deveu-se ao facto de reconhecermos a importância dos valores como a base de toda a vivência humana e consequentemente, de todo o processo educativo. O reconhecimento desta importância também se consubstanciou em razões pessoais, nomeadamente na experiência profissional que tivemos anteriormente a este Mestrado, e ainda no facto de já sermos mãe, ambas situações permitiram-nos identificar algumas lacunas no processo-ensino-aprendizagem dos valores, bem como ter uma visão mais crítica e refletida sobre esta temática. Este trabalho foi desenvolvido tanto ao nível da Educação Pré-Escolar (Prática Educativa Supervisionada I), como ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico (Prática Educativa Supervisionada II). O objetivo primordial deste trabalho era conseguir criar um espaço educativo que possibilitasse o desenvolvimento de valores com as crianças, de uma forma que estas os interiorizassem naturalmente, vivenciando-os sem qualquer tipo de imposição, organizando um processo educacional que propiciasse o desenvolvimento da consciência moral autónoma dos alunos e a sua formação enquanto cidadãos ativos e responsáveis. No decorrer do trabalho, abordamos temas como educação, valores e currículo, assim como descrevemos as atividades que foram realizadas nos dois níveis de ensino supramencionados e as aprendizagens que os alunos desenvolveram.