Browsing by Author "Amen, Joana"
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- Bem te Quero : da educação parental à promoção dos direitos da criançaPublication . Tavares, Sara Catarina Pontes; Pacheco, Sara; Amen, Joana; Lopes, Beatriz; Sousa, Marina; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, CéliaÉ na primeira infância que existe maior disponibilidade das figuras parentais para o estabelecimento de relações positivas e de afeto. É também neste período que muitos cuidadores sentem dificuldades em responder às necessidades das crianças. Neste sentido, surge a necessidade de desenvolver e implementar o Bem-Te-Quero (BTQ), um Programa de promoção de competências parentais para famílias com filhos até aos 18 meses. O BTQ enfatiza a promoção de competências parentais favorecedoras da qualidade da relação pais-bebé, dado esta ser apontada como um dos principais preditores da saúde psicológica nos vários estádios do desenvolvimento.
- Bem te Quero : da educação parental à promoção dos direitos da criançaPublication . Pacheco, Sara; Tavares, Sara Catarina Pontes; Amen, Joana; Lopes, Beatriz; Sousa, Marina; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, CéliaÉ durante a primeira infância (até aos 18 meses) que existe maior disponibilidade das figuras parentais para o estabelecimento de relações positivas e de afeto e é, também, neste período que muitos cuidadores parecem sentir maiores dificuldades em responder às necessidades das crianças, principalmente às de ordem afetiva, assegurando as melhores condições à sua sobrevivência, ao desenvolvimento, à protecção e à livre participação. Desejando ajudar os pais a enfrentarem o desafio da parentalidade positiva, isto é, a serem mais efetivos na sua ação de zelar pelo desenvolvimento e bem-estar das crianças, num enquadramento balizado pelo princípio da responsabilidade parental e da prevalência da família, têm sido criados alguns programas de apoio socioeducativo. Porém, estes têm visado, sobretudo, pais com crianças de idade superior a dois anos. Para famílias com bebés, o número de programas específicos parece ser mais reduzido. Relevam-se os trabalhos de Olds (1988), voltados para mães grávidas e para famílias com crianças até aos dois anos. O Bem-Te-Quero (BTQ), sendo um programa de competências familiares, coloca a ênfase na promoção de competências parentais favorecedoras da qualidade da relação pais-bebé, dado aquela ser apontada como um dos principais preditores da saúde psicológica nos vários estádios do desenvolvimento, assim como, nos ganhos desenvolvimentais do bebé. De acordo com vários autores, os programas dirigidos a pais e cuidadores, em geral, que se focam no desenvolvimento dos saberes, capacidades e competências, não só parecem constituir excelentes oportunidades para o desenvolvimento dos próprios pais/cuidadores, como têm surgido associados a resultados positivos em termos de perceção de auto-eficácia e de satisfação daqueles relativamente ao desempenho da função parental. Espera-se, assim, que o BTQ se possa transformar num programa de educação para a parentalidade que, através da promoção da reflexão e da ação dos pais, concorra para a promoção do desenvolvimento da criança em contexto de família. Mais especificamente, aspira-se a que os pais/cuidadores se sintam mais capacitados para cuidar dos seus bebés, que os processos de funcionamento familiar saiam robustecidos e facilitados, que a relação diádica seja fortalecida e vivida positivamente e que haja franco benefício para o comportamento e/ou desenvolvimento da criança.
- Bem-te-quero : Promoção de Competências Parentais na Primeira InfânciaPublication . Amen, Joana; Soares, Sara Pacheco; Tavares, Sara Catarina Pontes; Caldeira, Suzana Nunes; Carvalho, CéliaO reduzido número de obras que trata o exercício da parentalidade em famílias com filhos entre os 0 e os 18 meses e em risco de exclusão social justifica todo o interesse Bem-Te-Quero - Promoção de Competências Parentais na Primeira Infância. Com uma contextualização fundada na psicologia, este livro traz um conjunto de atividades práticas, muito úteis a quem lida com esse tipo de famílias. É assim, um livro direccionado para profissionais que exercem a sua atividade com famílias em risco psicossocial, como por exemplo as beneficiárias do Rendimento Social de Inserção. É ainda um livro que interessa a estudantes universitários, de graduação e pós-graduação, na área das ciências sociais e do comportamento.É, finalmente, um livro que interessa a todas as pessoas que desejam aprofundar conhecimentos sobre o primeiro contexto de interacção da criança e sobre um conjunto de competências de parentalidade facilitadoras de um Desenvolvimento Infantil harmonioso.
- Bem-Te-Quero : uma proposta de intervenção para uma parentalidade competentePublication . Soares, Sara Pacheco; Tavares, Sara Catarina Pontes; Amen, Joana; Caldeira, Suzana NunesEste artigo apresenta o Programa Bem-Te-Quero, uma proposta de intervenção no âmbito da prevenção primária dirigida a pais de crianças dos zero aos dezoito meses. Resulta da experiência de profissionais da psicologia que intervêm com famílias em situação de precariedade social, conjugada com a de profissionais que trabalham com crianças em situação de risco e perigo e, ainda, profissionais do meio académico. Concetualmente o Bem-Te-Quero fundamenta-se em premissas consolidadas na literatura, sublinhando-se duas: o reconhecimento da importância da primeira infância enquanto etapa fundamental para o desenvolvimento e para que cada um se torne num adulto funcional, participativo e responsável; as intervenções centradas nas famílias e nas suas funções facilitarem a capacidade de mudança daquelas, no sentido de as tornar mais competentes, recetivas e ativas em prol dos seus membros e das dinâmicas entre eles.
- Promoção de competências familiares para pais com crianças de idade inferior a 18 meses : programa Bem Te QueroPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Amen, Joana; Pacheco, SaraÉ durante a primeira infância (até aos 18 meses) que existe uma maior disponibilidade das figuras parentais para o estabelecimento de relações positivas e de afeto (Mazet & Stoleru, 2003), e é também neste período que muitos cuidadores pareçam sentir maiores dificuldades em responder às necessidades das crianças, principalmente às de ordem afetiva (Moreira, 2001; Silva, 2006). Desejando ajudar os pais a enfrentarem o desafio da parentalidade positiva, isto é, a serem mais efetivos na sua ação de zelar pelo desenvolvimento e bem-estar das crianças, num enquadramento balizado pelo princípio da responsabilidade parental e da prevalência da família (Abreu-Lima, Alarcão, Almeida, Brandão, Gaspar & Santos, 2010), têm sido criados alguns programas de apoio socioeducativo. Porém, estes têm visado, sobretudo, pais com crianças de idade superior a dois anos (e.g., Abreu-Lima et al., 2010). Para famílias com bebés, o número de programas específicos parece ser mais reduzido. Relevam-se os trabalhos de Olds (1988) voltados para mães grávidas e para famílias com crianças até aos dois anos. Esta aparente escassez de programas de intervenção ou aconselhamento numa etapa ainda precoce da parentalidade e a importância de intervir enquanto existe um maior interesse e envolvimento por parte das mães em relação aos seus bebés (Mazet & Stoleru, 2003), constituíram duas razões que impulsionaram a criação do Programa Bem-te-Quero(PBTQ). O PBTQ resulta de uma proposta inicialmente concebida por profissionais que, no terreno, lidam com comunidades de maior vulnerabilidade. A ênfase é colocada na promoção de competências parentais favorecedoras da qualidade da relação pais-bebé, dado aquela ser apontada como um dos principais preditores da saúde psicológica nos vários estádios do desenvolvimento (Brazelton & Greenspan, 2000), assim como, nos ganhos desenvolvimentais do bebé. Uma proposta inicial foi implementada três vezes, a título exploratório, com famílias beneficiárias do RSI, residentes no concelho de Ponta Delgada, Açores. A perceção do impacto positivo, bem como o interesse manifestado pelos participantes, levou ao reinvestimento na iniciativa, com vista ao estudo de evidências sobre os seus efeitos reais no bem-estar das famílias. O Bem-te-Quero ainda é um "On Going Project" que se pretende robustecer, em termos conceptuais e práticos, bem como avaliar a sua eficácia.