Browsing by Author "Amaral, Sofia Teixeira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- REDH1: A utilização de Recursos Educativos Digitais no Ensino de História (3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário)Publication . Amaral, Sofia Teixeira; Sousa, Francisco José Rodrigues; Goulart, Susana Maria Goulart Pereira daO presente relatório de estágio, intitulado “REDH 1: A utilização de Recursos Educativos Digitais no Ensino de História (3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário)”, constitui uma investigação sobre o desenvolvimento, implementação e avaliação de Recursos Educativos Digitais (RED), com recurso à metodologia Educational Design Research (EDR) e da avaliação crítica de RED preexistentes, utilizando o Learning Object Review Instrument (LORI). Esta investigação contou com a participação fixa de 66 alunos, distribuídos pelo 3.º Ciclo do Ensino Básico e pelo Ensino Secundário, e adotou uma abordagem que se iniciou com o desenvolvimento de intervenções pedagógicas com recursos analógicos como resposta às problemáticas identificadas nas dinâmicas de sala de aula e de turma do 7.º ano. O tema deste projeto foi implementado progressivamente, seguindo-se com uma intervenção com recursos digitais nas turmas do 7.º e 8.º ano, sustentada em dados que enfatizam os benefícios da fusão entre o analógico e o digital, de forma que ambos acrescentem valor a um processo de aprendizagem mais rico, diversificado e ajustado ao perfil dos alunos. A metodologia da EDR utilizada neste estudo destaca a importância do papel do professor-investigador, que se dedica à investigação prévia e ao desenvolvimento contextualizado de RED centrados nas necessidades dos alunos, envolvendo-os no processo de criação e, mais do que isso, na construção do seu próprio conhecimento, a partir de abordagens construtivistas que incluem os princípios do Role-Play, os quais se mostraram bastante úteis e apreciados pelos alunos quando articulados com recursos digitais. A investigação envolveu, assim, tarefas relacionadas com a teorização e a prática, procurando ajustar as estratégias implementadas ao contexto da sala de aula e dos alunos, e promovendo uma constante e crescente melhoria da prática pedagógica e do processo de aprendizagem, ativa e significativa.