Browsing by Author "Alves, Helena Margarida Costa Oliveira"
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- A cidadania como projeto educacional integrado na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Alves, Helena Margarida Costa Oliveira; Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroNo presente Relatório de Estágio, intitulado “A Cidadania como Projeto Educacional Integrado na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, proceder-se-á à análise e à reflexão, fundamentadas com autores da especialidade, das Práticas Educativas e Pedagógicas desenvolvidas nos Estágios Pedagógicos I e II. No decorrer deste relatório, contemplaremos diversos aspetos que consubstanciam o processo de formação do cidadão, isto é, este trabalho assume uma interligação entre a fundamentação teórica do que é ser cidadão, de como educar para este efeito, e as práticas pedagógicas que devem ser assumidas. Num sentido dinâmico, neste relatório, pretendemos desenvolver temas como a educação, questões de Cidadania e Formação Pessoal e Social, bem como a sua transversalidade no currículo. O domínio/área da Cidadania e Formação Cívica é um tema do nosso interesse pessoal, pois acreditamos que uma educação que exercita a cidadania é, de facto, uma educação integral que valoriza não só os saberes e os conhecimentos, mas também um processo de transformação e reconstrução de atitudes e valores, com vista à formação de crianças ativas, responsáveis, mediadoras na sociedade e com mais solidariedade para com o próximo. Consideramos essencial mobilizar, desde cedo, atitudes e valores nos alunos, preparando-os para viver em sociedade de forma harmoniosa. Julgamos, de igual modo, relevante evidenciar a importância da integração curricular para o desenvolvimento das crianças nesta área em estudo. Serão, ainda, objeto de análise, neste relatório, registos dos testemunhos de docentes face a questões de educação para a cidadania e a sua integração nas restantes áreas do saber. Servindo este propósito, o relatório contém uma primeira parte teórica na qual é explorada a educação para a cidadania e a integração curricular. Num momento posterior, a caracterização dos contextos em que decorreram os estágios, fazendo-se, depois, acompanhar por uma componente investigativa acerca das perceções dos docentes sobre questões de educação para a cidadania e integração curricular. De seguida, é apresentada a descrição reflexiva sobre as atividades implementadas, com destaque para aquelas que envolveram a cidadania de uma forma integrada. Por fim, segue-se uma reflexão global sobre todo o trabalho desenvolvido na qual defendemos que a prática de integração é uma mais-valia para o desenvolvimento das crianças e/ou dos alunos.