Browsing by Author "Almeida, Nuno Filipe Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Diálogos entre o Português e as Expressões Artísticas na escolaPublication . Almeida, Nuno Filipe Sousa; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Leal, Susana da Conceição Miranda Silva MiraAo longo da nossa formação aprendemos que o currículo não é uma acumulação de conteúdos, que o ensino não se deve fazer de forma compartimentada e que a aprendizagem se potencia quando convocamos os saberes das várias áreas científicas de forma coerente e intencional. Estes foram os pressupostos assumidos na elaboração do presente Relatório de Estágio, que tem como finalidade partilhar e analisar o trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Ao longo deste trabalho procuramos dar a conhecer modos de articulação didática entre o Português e as Expressões Artísticas, registando os benefícios que advêm da realização de tarefas com incidência na conjugação destas duas áreas do currículo. Para que melhor percebêssemos as potencialidades desta interação e com o propósito de as evidenciar, analisámos as práticas realizadas no âmbito dos nossos estágios pedagógicos que ocorreram em contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em particular as experiências de aprendizagem que se fundaram na articulação entre a aprendizagem a língua materna e o desenvolvimento de competências ao nível das artes visuais, do teatro, da educação musical e da dança. Realizámos também um breve estudo empírico, através da aplicação de inquéritos a educadores de infância e professores do 1.º Ciclo, no total de 30, com o intuito de conhecer as suas representações sobre as suas práticas de integração do Português e das Expressões Artísticas e sinalizar exemplos de boas práticas neste domínio. Da análise das nossas práticas e do estudo empírico realizado, constatámos que a integração entre a área do Português e das Expressões não só se revela benéfica para o enriquecimento da prática pedagógica, como se torna atrativa para as crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento e interesse. Apesar das vantagens da ligação entre as duas áreas, verificámos que existe uma maior abertura por parte dos Educadores de Infância do que dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico inquiridos, que tendem a dedicar menos tempo às Expressões Artísticas do que às demais áreas curriculares, prática que procurámos contrariar ao longo dos nossos estágios.