Browsing by Author "Aguiar, Sofia Marlene Caetano"
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- Diferenciação Pedagógica em Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Percursos inspirados no Método de SingapuraPublication . Aguiar, Sofia Marlene Caetano; Dinis, Raquel José Jesus Vigário; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaO presente Relatório de Estágio versa a apresentação, análise e reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nos Estágios Pedagógicos I e II (em contexto, respetivamente, de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Este Relatório intitula-se Diferenciação Pedagógica em Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Percursos inspirados no Método de Singapura e foca- se no aprofundamento de conhecimentos e no desenvolvimento de competências tendentes à prática pedagógica da diferenciação, com foco na exploração dos contributos do potencial do Método de Singapura, na área/domínio da Matemática. Neste contexto, destacamos que o envolvimento ativo das crianças/alunos no seu processo de aprendizagem, possibilitando a todos, sem exceção, que aprendam de forma personalizada, divertida e motivadora, deve sempre ser privilegiado. Os diferentes ritmos de trabalho e de aprendizagem que coexistem na sala de atividades/aula exigem a organização de propostas pedagógicas que estimulem o progresso de cada criança/aluno. Assim sendo, a seleção de metodologias, estratégias e materiais que auxiliem e cativem todas as crianças/alunos para a aprendizagem deve ser encarada como uma prioridade educativa. Tendo em consideração a relevância da diferenciação pedagógica para o desenvolvimento do sucesso e da qualidade educativa, o trabalho desenvolvido neste Relatório de Estágio permitiu uma melhor compreensão da importância da diferenciação pedagógica, amplamente considerada como abordagem promotora da equidade no sucesso educativo de todos os alunos. Aqui, destacamos o aprofundamento de conhecimentos e competências referentes à concretização da diferenciação pedagógica no ensino-aprendizagem da Matemática, tanto na Educação Pré-Escolar como de 1.º Ciclo do Ensino Básico, evidenciando os contributos e o potencial dos princípios do Método de Singapura neste contexto. Complementarmente, procedemos à realização de um pequeno estudo exploratório, com o intuito de aprofundar conhecimentos sobre as representações de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico no que concerne à Diferenciação Pedagógica no âmbito da área/domínio da Matemática. Os resultados dos inquéritos realizados indicam que a maioria dos participantes privilegia práticas diferenciadas, dando destaque ao uso de matérias manipuláveis. No entanto, uma parte dos inquiridos declarou não implementar práticas diferenciadas, expressando que a diferenciação pedagógica apenas se aplica a alunos com Necessidades de Saúde Especiais.