CHAM-A - Livro / Book / EBooks
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Browsing CHAM-A - Livro / Book / EBooks by Author "Chaves, Duarte Nuno"
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- O Espaço Ultramarino Ibérico (1450-1900) - Arte, História e PatrimónioPublication . Chaves, Duarte NunoDesde 2011 que o CHAM Acores - Centro de Humanidades, unidade de investigação interuniversitária vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e à Universidade dos Açore e a Santa Casa da Misericórdia das Velas, S. Jorge, Açores, mantêm uma parceria institucional que têm resultado em vários encontros de investigadores e na a edição de um conjunto de publicações científicas sobre questões de identidade cultural no espaço biogeográfico da Macaronésia. O livro “O Espaço Ultramarino Ibérico (1450 -1900): Arte, História e Património” deseja ser um contributo na continuação desta perspetivação de estudos que pretendem difundir, promover e estimular a troca de conhecimentos e experiências entre investigadores provenientes de outras academias, todos eles interessados no impacto histórico, artístico e patrimonial, patentes no espaço ultramarino Ibérico, num arco temporal alargado que abrange de 1450 a 1900. Atendendo ao facto da publicação ter tido origem na realização de um evento ocorrido no arquipélago dos Açores, em sintonia com uma boa parte integrante do espaço biogeográfico da Macaronésia (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde), pretendemos reunir nesta publicação um conjunto de artigos, potenciados por uma diversidade disciplinar, metodológica e teórica que geograficamente tenham a sua génese na História Insular e Atlântica, ampliadas e comparadas ao restante espaço ultramarino ibérico, e de outras comunidades da diáspora lusófona e hispânica.
- Viagens, Produtos e Consumos Artísticos. O espaço ultramarino português, 1450-1900Publication . Albergaria, Isabel Soares de; Chaves, Duarte NunoProdutos, Viagens e Consumos Artísticos compõe o essencial do que foi apresentado e discutido durante o V Colóquio das Velas, que decorreu nas Velas, ilha de São Jorge, de 2 a 4 de Julho de 2015. Centrado nos domínios disciplinares da história da arte, história da arquitetura e do urbanismo, o programa desenvolveu os temas da produção, circulação e consumos artísticos realizados no espaço ultramarino português, ao longo de um arco temporal globalmente situado na Idade Moderna. Visando abordagens que procurassem realçar as noções de fronteiras móveis e reequacionar os moldes em que se processaram as relações entre espaços imbuídos de centralidade orgânica e as suas margens e periferias, o tema do colóquio procurou aprofundar linhas de investigação conectadas com o plano estratégico do CHAM, em torno dos conceitos de “mobilidade” e de “fronteira”. Com esse enquadramento, importou conhecer tanto os protagonistas da encomenda e as suas motivacoes, como os veiculos de actualizacao dos nucleos tecnicos e iconograficos dos objectos artisticos circulados e, bem assim, a transmutacao de significados operados com a sua circulacao e recontextualizacao. Ate que ponto terao os objetos importados adquirido significados politicos e culturais que imediatamente os distinguiam dos demais, catapultando‑os para outra esfera cultural? Como foram incorporadas e transformadas as imagens em funcao dos contextos sociais, religiosos e comerciais diversos, na linha do que Baxandall chamou o period eye? E de que modo se opera a hibridizacao de linguagens artisticas e a miscigenacao da arte produzida por pintores, escultores, imaginarios, ilustradores, arquitetos e mestres‑de‑obras em digressao no interior deste sistema mundial que atravessa o extremo oriente e chega aos confins do Brasil, passando pelas ilhas atlanticas? […].