FEG - Faculdade de Economia e Gestão / School of Business and Economics
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Browsing FEG - Faculdade de Economia e Gestão / School of Business and Economics by Author "Aguiar, Sara Soares"
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- Marketing digital: uma abordagem à realidade das empresas açorianaPublication . Aguiar, Sara Soares; Tiago, Flávio Gomes BorgesAs mudanças no comportamento dos consumidores exigem que as empresas repensem as suas estratégias de marketing no domínio digital. Atualmente, uma parte significativa da investigação associada a esta temática, está mais centrada no cliente do que na empresa. Para ajudar a colmatar esta lacuna, este estudo adota a perspetiva das empresas para facilitar a compreensão do marketing digital e da utilização das redes sociais, bem como das suas vantagens e desvantagens. Tem-se assistido, também a uma enorme popularidade das redes sociais o que permite às empresas implementar formas inovadoras de comunicação e de cocriação. O Marketing digital e as redes sociais promovem, portanto, oportunidades que, bem aproveitadas, permitem gerar relações duradouras entre as empresas e os seus consumidores. O objetivo desta investigação é conhecer melhor a realidade das empresas regionais no seu contexto digital e determinar a importância da utilização das técnicas e ferramentas de Marketing digital nas empresas da Região, a fim de garantir o sucesso das mesmas. Para isso, foi feito um estudo com base na Revista 100 Maiores Empresas dos Açores no ano de 2020 no qual se fez em primeiro lugar um diagnóstico da presença dessas empresas em cada rede social como o Facebook, Instagram, LinkedIn ou outras e se tinham website próprio e de seguida foi escolhido um cluster de empresas que obedeciam ao critério de ter um website próprio orientado para o mercado Açores de forma a perceber com mais enfoque a personalização e engagement com o seu target. Da análise ao Marketing digital das 100 maiores empresas dos Açores no ano de 2020, verifica-se que 56% destas estão presentes em pelo menos duas redes sociais, ou mais, 32% marcam presença em apenas uma rede social e que 12% não está presente no mundo digital. Verifica-se também que a maioria destas empresas ainda não aproveita todo o potencial que as ferramentas de marketing digital dispõem.