FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
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Browsing FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas by Author "Alexandre, Sofia Carla de Araújo Oliveira Bastos"
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- Cultura organizacional e estabilidade do corpo docente na promoção do sucesso educativo. Estudo de caso numa escola dos Açores.Publication . Alexandre, Sofia Carla de Araújo Oliveira Bastos; Serpa, Sandro Nuno Ferreira deA Cultura Organizacional de uma organização é dos um dos fatores a considerar quando se analisam as razões para uma baixa rotatividade dos seus membros. Neste estudo, analisou-se uma Unidade Orgânica da rede do ensino público nos Açores e definiu-se como objetivo identificar o tipo de Cultura Organizacional dominante na Unidade Orgânica, conhecer as perceções dos docentes da organização sobre a Cultura Organizacional da mesma, reconhecer o nível de partilha e de intensidade com que a Cultura Organizacional é vivenciada por estes docentes e relacionar a influência da Cultura Organizacional na estabilidade do corpo docente da Unidade Orgânica e eventual relação com o Sucesso Educativo dos alunos. A tipologia de investigação selecionada foi o Estudo de Caso, utilizando-se uma metodologia qualitativa, com uma lógica predominantemente indutiva. Os instrumentos para a recolha de dados foram a observação e a consulta de documentos internos da organização, assim como a entrevista, o que possibilitou uma triangulação da informação recebida. Com os resultados obtidos, foi possível identificar atuais e potenciais fragilidades na Cultura Organizacional da Unidade Orgânica e propor estratégias/ações para as ultrapassar. No final da investigação, pôde concluir-se que o Estudo de Caso foi aplicado numa organização escolar cuja tipologia cultural, neste momento, parece apontar para uma Cultura diferenciadora, com clara hipótese de se tornar numa Cultura fragmentada. Esta conclusão aporta implicações para a organização, porquanto uma Cultura diferenciadora é, já, indicativa de um nível baixo no que diz respeito à partilha e à intensidade entre os membros da mesma, o que poderá conduzir a alterações nos níveis de rotatividade docente da organização e, por conseguinte, ter implicações no Sucesso Educativo. A eventualidade de esta Cultura, que apresenta, já de si, algumas fragilidades, poder deslaçar e tornar-se numa Cultura fragmentada deverá constituir um foco de atenção por parte da organização e abrir caminho para a adoção de estratégias que colmatem esta constatação.