FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Permanent URI for this community
Browse
Browsing FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas by Author "Aguiar, Daniela Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Promover a cidadania ativa e responsável na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Aguiar, Daniela Santos; Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroO presente Relatório de Estágio resulta da análise reflexão sobre as práticas educativas desenvolvidas no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II. Ambas as unidades estão inseridas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da responsabilidade do Departamento de Educação, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores. A escolha do tema foco deste trabalho recaiu sobre Promover a Cidadania Ativa e Responsável na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim sendo, pretendesse compreender de que forma a cidadania é trabalhada e debatida no contexto escolar, como também, entender a sua importância no desenvolvimento pessoal e social da criança/aluno e de que forma é que contribui para a sua formação como pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres no e pelo diálogo com os outros. As atividades realizadas tinham como objetivos potenciar o (re)construir a cidadania ativa e responsável junto das crianças/ alunos, de forma a que estes manifestem atitudes proactivas e responsáveis para com o Meio Ambiente, demonstrando atitudes de cooperação e solidariedade para com os colegas e para com a comunidade, evidenciando autonomia e responsabilidade na adoção de estilos de vida saudáveis, sendo ainda responsáveis pela consecução das suas atividades/trabalhos, Deste modo, o documento inclui uma primeira componente teórica onde é explorada a relação da educação com a cidadania e se reflete sobre o papel do professor na promoção da educação para a cidadania ativa. Na segunda parte são caraterizados os contextos onde decorreram os Estágios Pedagógicos I e II. De seguida apresenta-se uma descrição reflexiva sobre as atividades implementadas, com destaque para aquelas que se centraram na promoção da cidadania ativa e responsável, assim como se dá conta da componente investigativa desenvolvida, com vista a compreender as conceções dos docentes sobre a cidadania e a forma como a desenvolvem. Por fim, apresenta-se uma reflexão global de todo o processo educacional e investigativo desenvolvido nos contextos de Estágio Pedagógico I e II, tendo por base o tema deste relatório.