DED - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis
Permanent URI for this collection
Também documentos cujo grau seja igual ou mais elevado que TESE DE DOUTORAMENTO, mas não siga a Convenção de Bolonha, são colocados nesta categoria.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DED - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis by advisor "Soares, Vasco Jorge Salazar"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As competências profissionais na área da contabilidade : aplicação de um modelo genérico ao caso portuguêsPublication . Covas, Ana Cristina Dias; Soares, Vasco Jorge Salazar; Pimentel, Pedro Miguel Silva GonçalvesNo contexto atual, marcado pela globalização, pela competitividade, pela complexidade, pela incerteza e pelas rápidas mudanças do ambiente empresarial, a valorização crescente das competências, quer técnicas quer transversais, exigidas aos profissionais de contabilidade, bem como a transição do mundo académico para o mundo profissional, faz refletir sobre como seguir novos caminhos no ensino da contabilidade conducentes a uma diferente preparação para a prática profissional. Por um lado, os modelos de simulação empresarial associados a metodologias PBL (problem-based learning) e, por outro, a frequência de um estágio curricular, que visam a aproximação dos estudantes à realidade empresarial. É neste âmbito que se enquadra a presente tese de doutoramento, tendo como objetivo geral aferir sobre o contributo da licenciatura em contabilidade para a aquisição e/ou desenvolvimento do conjunto de competências apresentado, utilizando como base o modelo de Cheetham & Chivers (2005). Assim, esta investigação engloba, então, as perceções dos estudantes que frequentaram o último ano da licenciatura em contabilidade, no ano letivo 2015/2016, nas Instituições de Ensino Superior em Portugal com habilitação reconhecida pela Ordem dos Contabilistas Certificados. Neste sentido pretende-se, também, fornecer contributos para o aumento do conhecimento do impacto da licenciatura em contabilidade na aquisição e/ou no desenvolvimento de competências, nomeadamente ao nível da frequência do estágio curricular e da simulação empresarial, bem como aferir a aplicação de um modelo teórico genérico de competências profissionais à área específica da contabilidade, nomeadamente, no caso português, contribuindo para a evolução do modelo teórico em estudo. As principais conclusões que decorrem desta investigação mostram que os primeiros lugares do ranking das competências mais desenvolvidas pela frequência da licenciatura em contabilidade são ocupados pelas competências éticas, não se verificando diferenças significativas pela frequência do estágio curricular ou da simulação empresarial. Por outro lado, salienta-se que ao nível do modelo em estudo foi possível concluir que as metacompetências/transcompetências têm um efeito positivo significativo nas competências cognitivas, funcionais, comportamentais e éticas; que apenas as competências cognitivas e o feedback exercem influência positiva e significativa nos resultados; os resultados, por sua vez, têm um efeito positivo significativo na reflexão; e que apenas as competências cognitivas se apresentam como uma variável mediadora entre as metacompetências/transcompetências e os resultados. Com esta investigação é possível concluir que a questão da competência profissional não se resume à reunião de um conjunto de competências, uma vez que se trata de um conceito complexo e abrangente, não se esgotando num conjunto de capacidades e conhecimentos, sendo também influenciada por outros fatores.