DED - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis
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Também documentos cujo grau seja igual ou mais elevado que TESE DE DOUTORAMENTO, mas não siga a Convenção de Bolonha, são colocados nesta categoria.
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Browsing DED - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis by advisor "Moniz, Ana Isabel Arruda"
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- TourExponomy : a influência das experiências turísticas na imagem do destino turístico AçoresPublication . Melo, Helena Maria Pascoal; Moniz, Ana Isabel Arruda; Silva, Francisco José Ferreira; Santos, Carlos Alberto da Silva MeloO turismo é um setor experience intensive. Com o aumento da competição, o desenvolvimento de experiências turísticas únicas, memoráveis e personalizadas, que atendam às necessidades e desejos dos consumidores contemporâneos, são um fator crítico de sucesso para os destinos turísticos. As experiências turísticas e a imagem do destino são reconhecidas como antecedentes importantes do comportamento dos turistas. Com base na revisão da literatura foi criado um modelo conceptual sobre a relação entre a experiência turística e a imagem do destino. Sete hipóteses foram geradas. Foram inquiridos 384 turistas dos principais mercados emissores para os Açores. A pesquisa empírica foi realizada na Ilha de São Miguel, com base na metodologia quantitativa, sobre a opinião dos turistas considerando a perceção inicial e in loco. Os resultados do estudo confirmam, parcialmente, que: (1) algumas motivações influenciam a experiência; (2) algumas fontes de informação influenciam a experiência; (3) a imagem inicial do destino turístico influencia a experiência; (4) a experiência influencia a imagem in loco do destino turístico; (5) a experiência influencia a satisfação do turista; (6) a experiência influencia a memória; e (7) a experiência turística influencia a intenção de regressar/e ou recomendar o destino turístico. A investigação integra duas vertentes fundamentais da pesquisa sobre a experiência turística (i.e., a perspetiva económica adaptada ao turismo, e a perspetiva emocional) em comunhão com a imagem do destino turístico, colmatando, assim, três lacunas neste domínio: (1) o estudo da imagem in loco; (2) o estudo da experiência turística no destino e a sua influência na imagem; e (3) o estudo da influência das experiências emocionais no comportamento do consumidor.