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Repositório da Universidade dos Açores

Institutional Repository of the University of the Azores

 

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The mission of the Institutional Repository RUAc is to incorporate, register, organize, maintain, preserve and facilitate the open online access to the academic, scientific and cultural publications of the University of the Azores, promoting its contents by sharing the institutional research and by the integration in national and international information network systems, using technical interoperability and international standards.

The contents of the Institutional Repository RUAc is organized on Communities and its Collections. The Repository includes articles, papers in scientific events, books, book chapters, dissertations, technical reports, institutional documents, presentations, conferences, etc., in digital format and the correspondent metadata.

The Institutional Repository RUAc has as community of interest teachers, researchers, students who are co-authors with teachers and/or researchers, scholars who are co-authors with teachers and/or researchers, employees and collaborators of projects at the University of the Azores.

Recent Submissions

Caracterização isotópica (δ13C) de rações comerciais de suínos
Publication . Terra, Rebecca Philipa Braga
O uso de isótopos estáveis tem crescido nas pesquisas agropecuárias. A análise da relação isotópica pode ser uma alternativa importante para responder à exigência e qualidade procurada pelo mercado. A caracterização das rações animais e rastreabilidade dos ingredientes que as compõe são exemplos do que esta técnica pode oferecer. As plantas de diferentes ciclos fotossintéticos (C3 e C4) apresentam diferentes valores de discriminação isotópica (δ13C), tornando assim, possível a execução desta técnica. O objetivo geral deste trabalho experimental foi identificar o sinal isotópico de rações comerciais de suínos e, o objetivo específico, correlacionar o sinal isotópico final dessas rações com o sinal isotópico do ingrediente mais utilizado nas respetivas formulações. Para isso, analisaram-se quatro rações comerciais para suínos, produzidas na ilha Terceira, abrangendo duas fases produtivas: de lactação (T1 e T2) e cria (T3 e T4). As composições das rações foram registadas com base nas informações presentes nos rótulos das embalagens, visando à identificação da matéria-prima com maior inclusão na fórmula. As amostras foram submetidas a processos de secagem, desengorduramento e moagem para garantir a homogeneidade antes da análise isotópica. A determinação dos valores de δ13C foi realizada por espectrometria de massas no Laboratório de Isótopos Estáveis Ambientais da UNESP e os resultados foram analisados estatisticamente utilizando o software SAS, com o teste de Tukey adotando 5% de significância. Os valores de δ¹³C nas rações comerciais de lactação foram de -17,83‰ para a ração T1 e de -14,30‰ para a ração T2, refletindo diferentes proporções de ingredientes vegetais do tipo C₄ (como o milho). No que respeita às rações destinadas à fase de cria, a ração T3 apresentou o valor isotópico mais negativo (-18,87‰), indicando uma maior predominância de ingredientes C₃, enquanto a ração T4 registou um valor de -14,51‰, sugerindo uma formulação com maior inclusão de milho (C₄) ou uma composição mista C₃-C₄.
Bartolomeu do Quental e a espiritualidade das Meditações da Infância de Cristo
Publication . Luz, José Luís Brandão da
Pretendemos examinar a dinâmica dos exercícios espirituais que o P. Quental propõe no primeiro dos seus três volumes das Meditações que dedicou à vida de Cristo e estabelecer um confronto com os Sermões que pregou na Capela Real e for dela. Antes, porém, atenderemos às linhas de força que constituem a sua «Direção para a oração mental, e mais exercícios espirituais», um guia que ele elaborou para conformar a sua prática quotidiana entre os seus seguidores.
Análise das despesas públicas em educação e saúde nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira: Benchmarking nacional e internacional
Publication . Quadros, Rodrigo Tavares; Fortuna, Mário José Amaral
O papel da despesa pública no crescimento económico é um dos temas mais debatidos nas políticas económicas e nas finanças públicas. Esta dissertação avalia o impacto das despesas públicas, com ênfase nas áreas da educação e da saúde, no crescimento económico das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, no período de 1999 a 2022 para os Açores e de 2004 a 2022 para a Madeira. A análise é realizada através de um modelo econométrico baseado na metodologia de Fortuna e Vieira (2007), que relaciona o PIB regional com variáveis como a despesa pública, o PIB nacional, o setor agrícola e o turismo. Os resultados indicam que, nos Açores, as despesas públicas, de forma geral, contribuíram positivamente para o crescimento económico. Em contraste, na Madeira, não foram encontrados indícios de que as despesas públicas, de forma global, tenham exercido um impacto positivo no PIB regional. As despesas em educação destacam-se como um fator relevante para o crescimento económico em ambas as regiões. Contudo, não se verificou que as despesas públicas em saúde tenham contribuído para o aumento do PIB nas regiões autónomas. Com base nos resultados obtidos, torna-se essencial avaliar cuidadosamente a evolução das despesas públicas, recomendando-se que os governos regionais adotem uma abordagem prudente ao aumentar o peso das mesmas em relação ao PIB, especialmente no que respeita às despesas em saúde, de forma a garantir que tal não comprometa a alocação de recursos para áreas cujo contributo e produtividade para o crescimento económico são mais evidentes, como é o caso da educação.
Soledade & Filhos: Marketing digital no comércio de tintas
Publication . Santos, Pedro Henrique Isidoro; Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda; Canto, Antónia Silva Melo Tavares do
A aposta no marketing digital por parte das empresas da Região Autónoma dos Açores tem vindo a aumentar exponencialmente, com muitas a investirem neste tipo de canal de comunicação, no âmbito de uma estratégia de comunicação integrada de marketing. Os benefícios do marketing digital para atrair clientes ou ampliar a imagem de uma empresa ou marca na internet são notórios e há cada vez mais consciência disso. Neste sentido, muitas empresas, de variadas dimensões, já tomaram o primeiro passo visando escalar, com maior facilidade, as barreiras que existem entre elas e os seus públicos. Alguns dos benefícios incluem a relativa facilidade de implementação, o seu baixo custo – embora, na época corrente, e seguindo as reviravoltas do “algoritmo”, se se quer visibilidade numa publicação, para além de alguns seguidores assíduos, tornou-se imperativo pagar por esta exposição, que deveria já existir por padrão, como outrora foi –, a possibilidade de atingir um grande alcance e o impacto positivo que isso pode ter nas vendas, geradas através da propagação de publicações promocionais nas redes sociais, para além do aumento da notoriedade da marca, a fidelização de clientes e a flexibilidade para fazer ajustes. O presente relatório descreve a experiência realizada durante o estágio profissional na área de marketing digital e gestão de redes sociais realizado na SF - Soledade & Filhos, Lda., uma empresa de comércio a retalho de tintas e vernizes, que desenvolve a sua atividade na ilha de São Miguel, nos Açores. Começa-se por efetuar um enquadramento teórico sobre o significado do marketing no séc. XXI e a crescente importância do marketing digital como ferramenta de comunicação, para depois se centrar na caraterização da empresa e na descrição das atividades realizadas pelo estagiário. O relatório prossegue com a aplicação das principais ferramentas de marketing estratégico ao contexto da empresa. Por último, apresenta-se uma apreciação crítica do estágio, realçando as competências adquiridas e as que foram postas em prática pelo estagiário.
Petroestado: Uma análise do impacto da cotação do Brent na economia da Federação Russa
Publication . Medeiros, Filipe Pacheco; Silva, Francisco José Ferreira; Couto, Gualter Manuel Medeiros do; Pimentel, Pedro Miguel Silva Gonçalves
O petróleo é um recurso essencial para a sociedade atual, não só para a produção de energia como também para produtos como o plástico. Enquanto uma das maiores produtoras de petróleo do mundo, a Federação Russa é influenciada em larga escala pelo preço global do petróleo e como tal é alvo de estudos que procurem entender esta relação. Este estudo tem como objetivo compreender o impacto que o preço global do petróleo, representado pela cotação do Brent, tem na economia russa, com foco específico no Produto Interno Bruto, valor das exportações, taxa de câmbio e taxa de desemprego. Para este efeito foram utilizados os modelos de cointegração e Auto Regressive Distributed Lag, para analisar as relações de curto e longo prazo, respetivamente, entre o preço do petróleo e os indicadores económicos mencionados. Os resultados confirmam a influência a curto prazo do Brent nas diferentes variáveis utilizadas, no entanto fica evidente a ausência de relações a longo prazo.