Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/4699
Título: Agricultura, Alimentação, Pragas e Inimigos Naturais
Autor: Tavares, João
Palavras-chave: Agricultura
Alimentos
Cadeias tróficas
Controlo Biológico
Doenças
Luta Biológica
Poluição
Pragas Agrícolas
Saúde Pública
Data: 4-Jul-2017
Editora: Universidade dos Açores
Citação: Tavares, J. (2017). Agricultura, Alimentação, Pragas e Inimigos Naturais, Conferência no âmbito do "Programa do Verão Jovem na Universidade dos Açores”, Ponta Delgada, 4 e 5 de julho de 2017. (Diapositivos).
Resumo: ...É reconhecido que o combate às doenças e pragas agrícolas assume uma importância crucial, particularmente nos ecossistemas insulares, e que a sua concretização requer a participação proactiva dos especialistas em diversas áreas científicas, dos vários serviços oficiais (Governo Regional e Autarquias), das associações não-governamentais e da comunidade em geral. Nesta actividade é primordial o estudo das cadeias tróficas, em que as várias espécies animais, algumas das quais são espécies ou subespécies endémicas do arquipélago açórico e que, apesar de tudo, devem merecer a devida cautela na sua conservação, pois os repovoamentos sucessivos ou a exploração cinegética continuada podem conduzir à sua extinção. A consequente perda desse património natural e único constituirá um revés definitivo para a biodiversidade dos ecossistemas dos Açores. Outras espécies deverão ser encaradas de maneira diferente, pois foram introduzidas pelo homem, casos do pardal e dos ratos; sendo espécies generalistas, oportunistas e comensais vieram alterar sobremaneira as interacções entre o meio biótico e abiótico, existentes antes da sua introdução...
Descrição: Conferência no âmbito do "Programa do Verão Jovem na Universidade dos Açores”, Ponta Delgada, 4 e 5 de julho de 2017.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4699
Aparece nas colecções:DBIO - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Agricultura_alimentação_pragas.pdf5,37 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.