Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Aplicação do método das taxas de sobrevivência na determinação do saldo migratório por idades : o caso específico dos Açores na década de sessenta

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
SCN_N6_1985_pp211-220_NUNES_JMR.pdf683.44 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Um dos maiores problemas com as informações estatísticas referentes ao fenómeno migratório, considerado este na sua acepção de movimento interno e internacional, diz respeito ao registo da idade dos intervenientes em tal processo de mobilidade. Nas últimas duas décadas do presente século, e apenas para o caso dos movimentos ·internacionais, a qualidade da informação referente à idade dos migrantes tem vindo a apresentar-se com uma melhoria substancial. Anteriormente a este período, as referências a idades eram relativas ao início da actividade laboral, a qual no caso português e consequentemente para a Região dos Açores, durante a segunda metade do presente século tende a oscilar entre os dez e os quatorze anos. Agravando a situação as informações respeitantes aos movimentos internos entre a Região dos Açores e o resto do todo nacional, não carecem de controlo e consequentemente de registo, dando origem a uma lacuna na identificação quantitativa do fenómeno migratório no seu todo e consequentemente às idades dos participantes. Assumindo a dificuldade na quantificação etário dos migrantes com origem nos Açores, considerados quer a nível interno quer a nível internacional, no período entre 1960 e 1970, decidiu-se proceder à análise quantificada pelo método «reverse» e «forward» do contingente migratório, por idades. Assim verificou-se a necessidade de proceder numa primeira fase à elaboração das tábuas de mortalidade por sexos para o período intercensitário em análise, utilizando numa segunda fase estes valores para o cálculo dos saldos migratórios. […].

Description

Keywords

Estatística Migração Taxa Migratória Taxa de Sobrevivência Açores

Pedagogical Context

Citation

NUNES, José Manuel Rosa (1985). Aplicação do método das taxas de sobrevivência na determinação do saldo migratório por idades: o caso específico dos Açores na década de sessenta. "Arquipélago. Série Ciências da Natureza", 6: 211-220.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade dos Açores

CC License