Repository logo
 
Publication

Promover a aprendizagem, transformar o ensino : o contributo do projecto investigação para um currículo relevante

dc.contributor.authorMira Leal, Susana
dc.contributor.authorMachado, Odília
dc.contributor.authorMonteiro, Mónica
dc.contributor.authorRebelo, Filomena
dc.date.accessioned2010-10-26T10:53:07Z
dc.date.available2010-10-26T10:53:07Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractEste artigo decorre de um projecto de investigação-acção colaborativa designado Investigação para um Currículo Relevante, em curso na Região Autónoma dos Açores, cujos objectivos e procedimentos são mais amplamente explicitados no artigo intitulado “A investigação enquanto prática de deliberação curricular: o caso do projecto ICR”, divulgado no mesmo número desta revista. O texto ilustra as potencialidades dos projectos de investigação-acção na promoção de professores reflexivos, capazes de perspectivar criticamente as suas práticas e contextos específicos no sentido da sua transformação, tendo em vista a promoção da qualidade dos processos educativos e dos resultados escolares dos alunos, particularmente daqueles que registam uma menor afinidade e interesse pela escola e pelas experiências e aprendizagens que aquela lhes proporciona. Ao longo do texto são apresentadas algumas estratégias com potencial no âmbito da promoção da relevância curricular e da significatividade da aprendizagem, decorrentes das acções de experimentação desenvolvidas por quatro dos docentes do Ensino Básico que integram a equipa do projecto ICR. As estratégias descritas (narrativas; trabalho de projecto e resolução de problemas) foram implementadas ao longo do ano lectivo de 2009/2010 em 4 turmas do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e a sua selecção decorreu da observação de manifestações de desinteresse de alguns alunos relativamente à escola e/ou a determinada disciplina em particular, de entrevistas realizadas àqueles alunos e de dados colhidos nos respectivos processos individuais relativamente ao seu percurso escolar, contexto sócio-familiar, interesses e ocupações extra-escolares.por
dc.description.abstractABSTRACT: This article speaks of a collaborative action research project called Research for a Relevant Curriculum, whose aims and procedures are fully explained in the article entitled “A investigação enquanto prática de deliberação curricular: o caso do projecto ICR” published in this journal. This text illustrates the potential of action research projects to the promotion of reflective teaching and critical analysis of contexts and practices, as well as to the improvement of educational processes and students’ achievement, especially those who do not seem to find interest or relevance in school curriculum or classroom tasks. Throughout the text we present some pedagogical strategies that contribute to the increase of meaningful learning and curriculum relevance. The strategies described (story writing, project work and problem solving) were implemented during the school year of 2009/2010 by four basic education teachers who participate in ICR’s team. Its selection derived from the observation of some students’ lack of interest for school in general or for certain subjects in particular, from the interviews carried out with those students and some data collected about their academic profile, their interests and activities outside school and socioeconomic background.en
dc.description.sponsorshipCentro de Estudos da Criança da Universidade do Minhopor
dc.identifier.citation"INTERACÇÕES". ISSN 1646-2335. Nº. 15 (2010): 115-140por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/646
dc.language.isoporpor
dc.publisherESE de Santarémpor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/por
dc.subjectAprendizagem Significativapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectInvestigação-acçãopor
dc.subjectProfissionalidade Docentepor
dc.subjectRelevânciapor
dc.subjectAction Researchpor
dc.subjectCurriculum Relevancepor
dc.subjectMeaningful Learningpor
dc.subjectTeachers’ Professional Identitypor
dc.titlePromover a aprendizagem, transformar o ensino : o contributo do projecto investigação para um currículo relevantepor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage140por
oaire.citation.startPage115por
oaire.citation.titleInteracçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Promover a aprendizagem, transformar o ensino....pdf
Size:
394.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.72 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: