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Rogers and the self-theory

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Neste trabalho, o autor ocupa-se do estudo da teoria do self, entendida na perspectiva de Carl Rogers. Através da apresentação de alguns dados biográficos iniciais sobre este teórico e psicoterapeuta procuramos esclarecer a sua opção clara pelos princípios da psicologia humanista, com destaque para a abordagem fenomenológica do comportamento e da experiência humanas. Essa opção de fundo de Rogers reflecte-se ainda nos pressupostos que enformam o seu próprio modelo terapêutico. Este, de natureza não-directiva, e centrado exclusivamente na pessoa do cliente, é objecto de breve caracterização, antes da introdução e desenvolvimento dos postulados da teoria propriamente dita. Procura-se, assim, situar cronologicamente o aparecimento da teoria em relação à prática clínica, sendo, essencialmente, a partir desta que aquela se desenvolve. Daí o estabelecimento, que se segue, dos pontos de ligação entre a teoria do self e a terapia não-directiva, entendida, quer no plano individual, quer no plano dos chamados grupos de encontro. Referem-se finalmente algumas das implicações educacionais decorrentes da aplicação ao ensino dos princípios da teoria em apreço.
RÉSUMÉ: Dans ce travail, l'auteur étudie la théorie du self, selon la perspective de Carl Rogers. Par la présentation de quelques données biographiques initiales sur ce théoricien et psychothérapeute, on a cherché à rendre évidente son option en faveur des principes de la psychologie humaniste, et tout particulièrement son approche phénoménologique du comportement et de l'expérience humains. Cette option de fond de Rogers se reflète également dans les présupposés qui informent son modèle thérapeutique. Celui-ci, de nature non directive, et centré exclusivement sur la personne du patient, est l'objet d'une brève caractérisation, précédant l'introduction et le développement de la théorie proprement dite. On cherche, ainsi, à situer chronologiquement l'apparition de cette théorie par rapport à la pratique clinique, celle-ci étant le point de départ de celle-là. D'où l'établissement, ensuite, des points de liaison entre la théorie du self et la thérapie non directive, entendue tant au plan individuel qu'au plan des « groupes de rencontre ». Enfin, on évoque quelques-unes des conséquences éducationnelles découlant de l'application à l'enseignement des principes de la théorie en question.

Description

Keywords

Carl Rogers (1902-1987) Comportamento Educação Psicologia da Educação

Citation

PEIXOTO, Ermelindo Manuel B. - Rogers and the self-theory. "ARQUIPÉLAGO. Ciências Sociais", N.º 6 (1991): 41-58.

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Universidade dos Açores

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