Repository logo
 
Publication

O que pensam os alunos e os professores de Educação Física dos Açores sobre a indisciplina nas aulas

dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorCondessa, Isabel
dc.contributor.authorRego, Isabel Estrela
dc.date.accessioned2016-06-03T09:33:36Z
dc.date.available2016-06-03T09:33:36Z
dc.date.issued2004
dc.description.abstractAfirmar-se que hoje existe mais indisciplina nas escolas do que aquela que existia no passado é já um discurso ritual em educadores e educandos. Embora se admita algum empolamento nessa afirmação, a verdade é que esta problemática está na ordem do dia. A frequência e a visibilidade de actos perturbadores do processo pedagógico, que no limite visam o professor na sua pessoa e na sua autoridade, catapultam-nos para o conjunto de preocupações centrais da comunidade educativa. Este trabalho procura dar conta de como professores de Educação Física e alunos dos Açores entendem e classificam o fenómeno. Procura perceber qual a orientação predominante que tomam os comportamentos de indisciplina num ambiente de aula com maior mobilidade e com actividades que por vezes apelam a contacto físico e/ou envolvem a produção de barulhos, aspectos, entre outros, que distinguem as aulas de Educação Física da maioria das restantes disciplinas escolares. Participaram no estudo 4 199 alunos dos 2° e 3° Ciclos do Ensino Básico e do Ensino secundário e 117 professores distribuídos por 30 escolas do Arquipélago dos Açores. As representações acerca da indisciplina em aulas de Educação Física foram estudadas através de inquérito por questionário. Os resultados evidenciam que no entendimento e na classificação do fenómeno da indisciplina a dimensão relacional surge de forma continuada tanto em professores como em alunos, apesar de algumas diferenças encontradas entre as concepções destes dois grupos. Verificou-se também que, na perspectiva dos alunos, os comportamentos mais graves são os que implicam colisão com a pessoa do professor. Contudo, em regra, os professores parecem deter um juízo de eficácia positivo acerca das suas actuações disciplinares.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Educators and students often say that indiscipline is more prevalent in today's schools than it used to be in the past. Regardless of how accurate that idea might be, the truth is that the frequency and severity of nowadays' classroom disruption has put it in the agenda of politicians, scholars, educators, and families. This study aims at understanding how Physical Education teachers and students in Azorean school’s view and deal with this phenomenon in Physical Education classes.en
dc.identifier.citationCaldeira, S. N.; Rego, I. E.; Condessa, I. C. (2004). O que pensam os alunos e os professores de Educação Física dos Açores sobre a indisciplina nas aulas., "Arquipélago : Ciências da Educação", 5: 63-88. ISSN 0873-8165.pt_PT
dc.identifier.issn0873-8165
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3794
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade dos Açorespt_PT
dc.subjectEducação Físicapt_PT
dc.subjectIndisciplina Escolarpt_PT
dc.titleO que pensam os alunos e os professores de Educação Física dos Açores sobre a indisciplina nas aulaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePonta Delgadapt_PT
oaire.citation.endPage88pt_PT
oaire.citation.startPage63pt_PT
oaire.citation.titleArquipélago : Ciências da Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O que pensam os alunos e os profs de ed fisica.pdf
Size:
12.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: