Repository logo
 
Publication

O enquadramento curricular do Português no ensino secundário: representações e opiniões dos professores da área

dc.contributor.authorMira Leal, Susana
dc.date.accessioned2010-10-11T15:44:33Z
dc.date.available2010-10-11T15:44:33Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractA entrada em vigor do programa de Português do Ensino Secundário, enquadrada no movimento mais global de revisão dos estudos secundários desenvolvida entre 1999 e 2006, implicou significativas alterações no quadro de referências do exercício profissional dos professores da área. Este contexto tornou relevante compreender o(s) modo(s) e processo(s) de apropriação, pelos professores, do currículo oficial da área do Português no Ensino Secundário, aqui ganhando especial relevância questões como: Qual o grau de conhecimento dos professores acerca das mudanças curriculares à data da sua implementação? Quais são as alterações que os professores reconhecem no novo texto programático? e Que opinião têm das alterações introduzidas no texto programático? São estas algumas das questões a que procurámos dar resposta num estudo de natureza descritiva-interpretativa, desenvolvido entre 2003 e 2008, na Região Autónoma dos Açores, que se inscreve numa linha de trabalhos que pretendem estudar o impacte das transformações curriculares na prática profissional dos professores no quadro de disciplinas da área das línguas (Poulson, Radnor & Turner-Bisset, 1996; Dionísio et al., 2005).por
dc.identifier.citation"ARQUIPÉLAGO. Ciências da Educação". ISSN 0873-8165. Nº. 10 (2009): 191-229por
dc.identifier.isbn0873-8165
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/638
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade dos Açorespor
dc.relation.ispartofseriesCiências da Educação;Nº. 10
dc.subjectApropriação Curricularpor
dc.subjectCurrículo do Portuguêspor
dc.subjectEnsino do Portuguêspor
dc.subjectRevisão Curricularpor
dc.titleO enquadramento curricular do Português no ensino secundário: representações e opiniões dos professores da áreapor
dc.title.alternativePortuguese language teaching in secondary education: teachers' representations and opinionspor
dc.title.alternativeL'encadrement d'enseignement-apprentissage du portugais au niveau secondaire: representations et opinions des enseignantspor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage229por
oaire.citation.startPage191por
oaire.citation.titleARQUIPÉLAGO - Revista da Universidade dos Açorespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O enquadramento curricular do Português no Ensino secundário - texto final.pdf
Size:
263.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.72 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: