Publication
O enquadramento curricular do Português no ensino secundário: representações e opiniões dos professores da área
dc.contributor.author | Mira Leal, Susana | |
dc.date.accessioned | 2010-10-11T15:44:33Z | |
dc.date.available | 2010-10-11T15:44:33Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | A entrada em vigor do programa de Português do Ensino Secundário, enquadrada no movimento mais global de revisão dos estudos secundários desenvolvida entre 1999 e 2006, implicou significativas alterações no quadro de referências do exercício profissional dos professores da área. Este contexto tornou relevante compreender o(s) modo(s) e processo(s) de apropriação, pelos professores, do currículo oficial da área do Português no Ensino Secundário, aqui ganhando especial relevância questões como: Qual o grau de conhecimento dos professores acerca das mudanças curriculares à data da sua implementação? Quais são as alterações que os professores reconhecem no novo texto programático? e Que opinião têm das alterações introduzidas no texto programático? São estas algumas das questões a que procurámos dar resposta num estudo de natureza descritiva-interpretativa, desenvolvido entre 2003 e 2008, na Região Autónoma dos Açores, que se inscreve numa linha de trabalhos que pretendem estudar o impacte das transformações curriculares na prática profissional dos professores no quadro de disciplinas da área das línguas (Poulson, Radnor & Turner-Bisset, 1996; Dionísio et al., 2005). | por |
dc.identifier.citation | "ARQUIPÉLAGO. Ciências da Educação". ISSN 0873-8165. Nº. 10 (2009): 191-229 | por |
dc.identifier.isbn | 0873-8165 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/638 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade dos Açores | por |
dc.relation.ispartofseries | Ciências da Educação;Nº. 10 | |
dc.subject | Apropriação Curricular | por |
dc.subject | Currículo do Português | por |
dc.subject | Ensino do Português | por |
dc.subject | Revisão Curricular | por |
dc.title | O enquadramento curricular do Português no ensino secundário: representações e opiniões dos professores da área | por |
dc.title.alternative | Portuguese language teaching in secondary education: teachers' representations and opinions | por |
dc.title.alternative | L'encadrement d'enseignement-apprentissage du portugais au niveau secondaire: representations et opinions des enseignants | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 229 | por |
oaire.citation.startPage | 191 | por |
oaire.citation.title | ARQUIPÉLAGO - Revista da Universidade dos Açores | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- O enquadramento curricular do Português no Ensino secundário - texto final.pdf
- Size:
- 263.13 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.72 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: